Gilberto Amarante é o novo coordenador da Defesa Civil, que passa a ter 30 membros no conselho A primeira reunião do ano de 2017 da Defesa Civil de Farroupilha ocorreu na segunda-feira, dia 8.

Gilberto Amarante é o novo coordenador da Defesa Civil, que passa a ter 30 membros no conselho

A primeira reunião do ano de 2017 da Defesa Civil de Farroupilha ocorreu na segunda-feira, dia 8. Durante o ato, foram incorporadas mais 10 membros ao conselho, totalizando 30 participantes. Além disso, foram nomeados pelo prefeito Claiton Gonçalves os novos coordenadores, sendo Gilberto Amarante o coordenador, que terá Ênio Gregory Ferreira, do Resgate Voluntário, como coordenador técnico; José Henrique Magagnin, do Movimento dos Agentes Voluntários de Defesa Civil de farroupilha (MOVDC) como Coordenador Operativo; e Eder Sandro da Silva, da secretaria de Planejamento, como secretário da Defesa Civil.

No encontro, também foram definidos um plano de trabalho e elencadas as próximas ações que serão realizadas. Entre as primeiras atividades, está o cadastramento de pessoas, entidades e empresas que possam ser voluntárias dos trabalhos da Defesa Civil em casos de prevenção e ação em acidentes, desastres ou catástrofes. O cadastro de voluntários servirá para que a equipe técnica do órgão possa solicitar auxílio logístico, abrigo e materiais em caso de necessidade. “Precisamos ressaltar que as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e o Samu sempre serão os primeiros a chegar nas ocorrências, mas quando esta estrutura não for suficiente para atender ao ocorrido, acionaremos os voluntários para atendimento da população”, destaca Amarante.

Também foi definido que a equipe da Defesa Civil, bem como demais conselheiros interessados poderão passar por treinamento em casos específicos como acidentes de trânsito, ocorrência de sinistros como ventania, deslizamentos e alagamentos.

Segundo Amarante, está sendo estudada a aquisição de um kit de emergência, que poderá contar com lonas, telhas, cestas básicas, entre outros itens de primeira utilidade. Os materiais seriam dispostos junto à secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. “Entendemos que é importante estarmos prevenidos, mas o nosso maior depósito de materiais são os voluntários que poderão colaborar quando necessário”, salienta.

Texto: Tomaz Graciliano

Foto: divulgação

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 10/05/2017