Amanda Criscuoli, portoalegrense de 10 anos, ganhou troféu na categoria Escalada Esportiva

Os maiores destaques do montanhismo brasileiro são reconhecidos a cada dois anos pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) com o prêmio Mosquetão de Ouro. Na edição de 2017, que teve os vencedores divulgados no sábado, dia 6, Farroupilha também ganhou o seu reconhecimento pelas mãos da escaladora mirim Amanda Criscuoli, de 10 anos. Ela recebeu o troféu na categoria Escalada Esportiva por ter vencido com facilidade, após apenas seis tentativas, o percurso conhecido com Celulite Abdominal, que fica em um dos paredões de rocha localizado no parque do Salto Ventoso e é considerado de dificuldade extrema, com grau oito. Ela é a escaladora mais jovem a vencer uma subida de grau 8 no Brasil e o fato ocorreu em novembro de 2016.


Os pais de Amanda, Deivis Tavares e Fabiane Criscuoli, dizem estar muito orgulhos pela filha. Ela acompanha o casal desde muito pequena nas aventuras de escalada que são praticadas com frequência. Um dos destinos preferidos da família é o Salto Ventoso. “Estamos sempre em Farroupilha. A qualidade da rocha e das vias é muito boa, além de toda a estrutura e tranquilidade que temos para levar as crianças”, destaca Tavares, salientando a receptividade da família que gerencia o parque.
Tavares acredita que a premiação do Mosquetão de Ouro será um impulso ainda maior para a carreira de Amanda, que começou a escalar desde muito pequena, mas leva a sério o esporte desde os 6 anos. “Este prêmio é muito importante e impulsiona ainda mais a motivação dela. Nós praticamos escalada há muito tempo e ela sempre nos acompanhou, mas desde os 6 anos é que ela treina com mais frequência e se dedica muito ao esporte”, avalia.

Texto: Tomaz Graciliano

Fotos e vídeo: Arquivo pessoal

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 08/05/2017