A Festa Nacional do Kiwi chega a sua 22ª edição neste ano.

A Festa Nacional do Kiwi chega a sua 22ª edição neste ano. De 20 de julho a 06 de agosto, os visitantes poderão novamente caminhar pelos corredores dos pavilhões do Parque Cinquentenário, conhecer as novidades da matriz econômica da cidade, fazer compras, apreciar as atrações culturais, além de saborear os produtos da agroindústria e da rica culinária da região.

Esses caminhos são percorridos por pessoas de todo o Brasil e até fora dele, desde 1991, quando a festa foi idealizada pelo ex-prefeito Clóvis Zanfeliz. Ao longo desses 26 anos, a Fenakiwi foi se tornando naturalmente uma tradição e uma marca de Farroupilha, afinal, por mais de duas décadas, o município mostra ali toda a sua força industrial, celebra os frutos do trabalho rural, fortalece seu nome como o maior produtor de kiwis do país e ainda atrai milhares de pessoas, fortalecendo toda a cadeira turística.

Para que a Fenakiwi atingisse o patamar de mais de 100 mil visitantes por edição foi preciso muito trabalho. Além de proporcionar estrutura adequada, bons produtos, alimentação para os diferentes gostos e atrações para todos os públicos foi preciso investir em divulgação. Para isso, diversas estratégias e ferramentas, desde de materiais impressos, anúncios em veículos de comunicação tradicionais e na internet, até ações mais ousadas e criativas foram utilizadas ao longo das 21 edições.

Um pouco de toda a evolução visual da Fenakiwi pode ser conferido por meio dos catorze cartazes emoldurados e fixados às paredes do corredor que leva à atual Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, no Centro Administrativo Avelino Maggioni.

É possível observar que nos anos 90, as primeiras produções apresentaram as informações da festa de forma simples e limpa, mas logo se reinventaram, ganhando cores e elementos gráficos.

 

Da 5ª a 9ª edição, as imagens do fruto e de um calçado foram utilizadas para mostrar o poder industrial da época, que se juntava a enorme produção de kiwi. A partir da 10ª edição, entraram em cena o mascote Kiwito, as Soberanas e outros elementos que representavam as fábricas do município. Os formatos dos materiais também evoluíram e além dos tradicionais impressos, foram produzidos cadernos de receitas, encartes especiais, comerciais em televisão, site, entre outros. Em 2013, a divulgação da Fenakiwi contou com o Casal Copelli, personagens que ficaram famosos na criação “Coisas que a serra fala”.

No Especial Nossa Farroupilha, você pode conferir na linha do tempo, a incrível evolução da comunicação da nossa festa!

Assim como a Fenakiwi e sua linguagem visual, Farroupilha também se desenvolveu. A matriz econômica se diversificou e além dos setores malheiro, calçadista, moveleiro, de confecções, outros cresceram, como o vitivinícola, especialmente na produção de uvas moscatéis. Pensando nisso o poder público entendeu que a maior festa de Farroupilha merecia ser transformada e engrandecida. Por isso, 2017 será um ano de transição para a Fenakiwi. No ano que vem, o evento passará a ser anual e apresentará todos os aspectos da cidade.

Conforme o Secretário de Turismo e Cultura e também Presidente da Festa, Francis Casali, “a Fenakiwi passou por grandes transformações ao longo de suas edições e agora uma festa ainda maior começa a ser desenhada. A Fenakiwi 2017 apresentará muitas novidades, que serão destaques nos próximos anos, com a nova festa do município”.

De acordo com o Chefe de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Farroupilha, Aléferson de Menez, a ideia de transformação do evento também passou pela criação de uma nova identidade visual. “A nova marca visa mostrar esse momento. Contemporânea, com letras impactantes, angulares, coloração em tons terrosos e sobreposições tendências no design, a nova marca supre a necessidade de evolução da anterior e ao mesmo tempo abre o caminho para a futura festa da cidade. O slogan Os Sabores da Diversidade criado pelo publicitário Jonas Viega, enfatiza a diversidade econômica e tudo que a cidade pode oferecer ao visitante. A comunicação da Fenakiwi 2017 será focada na internet, para que o evento faça ainda mais parte da vida das pessoas, por meio de dispositivos moveis”, explica.

A 22ª Fenakiwi é realizada pela Prefeitura de Farroupilha, Ministério da Cultura e Governo Federal, uma promoção cultural conjunta da Moraes Produtora e AM9 Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Serviço:

O quê? Fenakiwi 2017

Quando: de 20 de julho a 6 de agosto, de sexta-feira a domingo

Onde: Pavilhões da Fenakiwi – Parque Cinquentenário

Ingressos: R$ 10 normais e R$ 5 antecipados e meias-entradas. Ingressos gratuitos no dia da abertura (20/07) da festa e em datas especiais a serem divulgadas.

Contatos:

www.fenakiwi.com.br | Instagram/fenakiwi  | Facebook.com/fenakiwi | fenakiwi@am9producoes.com.br– 54 3208.3755| turismo@farroupilha.rs.gov.br– 54 3261.6963

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Fotos: Adroir Fotógrafo 

Design: Jonas Viega 

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 05/05/2017