A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria da Saúde, e o Hemocentro Regional de Caxias do Sul, promovem a campanha de Doação de Sangue. A ação será no dia 10 de maio, na Unidade Básica de Saúde do bairro Cinquentenário.

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria da Saúde, e o Hemocentro Regional de Caxias do Sul, promovem a campanha de Doação de Sangue. A ação será no dia 10 de maio, na Unidade Básica de Saúde do bairro Cinquentenário. O objetivo é atrair 90 doadores de sangue para essa campanha.

Para doar sangue neste dia é necessário fazer um pré-cadastro e agendar um horário. O doador deve entrar em contato com a Enfermeira Vanessa Zardo, na Secretaria de Saúde, pelos telefones 3261-6988, 3261-6984 ou 99902-4565 e informar nome completo, data de nascimento, RG e telefone.

E já no dia 06 de maio, a partir das 10 horas, será realizada uma caminhada na Praça da Matriz para a conscientização da importância da doação de sangue e cadastro de doadores para a campanha.

Os apoiadores desta campanha são: Rotary Club Nova Vicenza, Rotary Club Farroupilha, Associação de Prevenção e Combate ao Câncer, Lions Clube Farroupilha Centro, Lions Clube Farroupilha Imigrante, Voluntárias da Saúde Farroupilha, Loja Maçônica União e Sabedoria, Loja Maçônica Confraternidade, Loja Maçônica Fraterna União, Associação Farroupilhense Pró Saúde, CICS, OAB, Coordenadora da Mulher, Clubes de Mães de Farroupilha, Associação Faz Bem, Grupo de Resgate Voluntário, Anjos da Esperança e Hospital Beneficente São Carlos.

Doar sangue é simples, rápido e não dói. Todo o ser humano em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo a sua saúde. Todos os dias acontecem acidentes, pessoas sofrem cirurgias de urgência. Mas não só os acidentados precisam de transfusões. Quem sofre queimaduras e os hemofílicos, por exemplo, também necessitam delas. Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques. O sangue não tem substituto e por isso a doação voluntária é fundamental. Uma simples doação pode salvar muitas vidas.

O que é preciso para doar

  • Estar em boas condições de saúde
  • Levar documento oficial de identidade com foto
  • Ter idade entre 16 e 69 anos. Doadores com idade de 16 e 17 anos são aceitos para doação mediante a autorização formal dos pais e/ou responsável legal, acompanhado da cópia da carteira, de trabalho ou da identidade do responsável
  • Pesar 50 Kg ou mais
  • Não estar em jejum, mas com alimentação leve e saudável
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação

Quem não ode doar

  • Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade
  • Quem estiver, no dia da doação, com alguma situação de doença respiratória (inclusive resfriados leves) ou processo alérgico
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando
  • Pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou colocaram piercing nos últimos 12 meses
  • Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas.
  • Intervalo das vacinas: Gripe (48 horas) e Febre Amarela (4 semanas)

Intervalo para doações

  • Mulheres podem doar sangue a cada três meses, não ultrapassando três doações em um ano;
  • Homens podem doar sangue a cada dois meses, não ultrapassando de quatro doações em um ano.

O que acontece com o sangue doado

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.

Os hemocomponentes têm diferentes prazos de validade:

  • As hemácias (ou glóbulos vermelhos) têm as funções de transportar o oxigênio à todas as células do organismo e podem durar 35 dias.
  • As plaquetas são pequenas células que têm importância na coagulação sanguínea. Duram em média 5 dias.
  • O plasma é responsável pela circulação das células e substâncias, e pode durar até um ano, congelado.

HEMOCS

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul é um órgão público, sem fins lucrativos, responsável pela captação de doadores, coleta, processamento, testagem e distribuição do sangue doado. Preocupa-se sempre com a qualidade e a manutenção dos estoques de sangue, visando atender 100% dos leitos do SUS na região nordeste do estado. O HEMOCS abastece com hemocomponentes todos os hospitais que atendem ao SUS em Caxias do Sul e nos outros 49 municípios da região da Serra.

Texto: Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Foto: Arquivo/Assessoria de Imprensa

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 02/05/2017