Na manhã desta sexta-feira, dia 28, a Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Planejamento, promoveu uma reunião com entidades, vereadores e empresários do comércio para a apresentação do Projeto de Revitalização da Rua Júlio de Castilhos....

Na manhã desta sexta-feira, dia 28, a Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Planejamento, promoveu uma reunião com entidades, vereadores e empresários do comércio para a apresentação do Projeto de Revitalização da Rua Júlio de Castilhos.

Em dezembro do ano passado um primeiro projeto foi apresentado. Na ocasião, foram apresentadas sugestões e todas elas foram analisadas e adequadas ao projeto.

Dentre as propostas para a Júlio de Castilhos está a implantação de parklets nas quadras do calçadão entre as Ruas Coronel Pena de Moraes e Independência. Parklets são praças, no tamanho de um módulo de estacionamento. Serão instalados dois conjuntos de cinco unidades, uma em cada quadra, contemplado mesas, bancos, pergolados, lixeiras, floreiras, iluminação e bicicletário. O Parklet proporciona o maior uso de pedestres e qualificação do local e, como consequência, o aumento nas vendas das lojas, já comprovado em pesquisas realizadas em locais onde já foram implantados.

O calçadão da Júlio de Castilhos não será fechado para trânsito, permanecendo a proposta de refazer calçamento, preservando os paralelepípedos já existentes. O restante da rua, até a pracinha do trator, será asfaltado.

Na quadra entre as Ruas Independência e 13 de Maio, a proposta do alargamento da calçada busca a preservação do perfil existente do calçadão, assim como, os mesmos desenhos das calçadas, porém trazendo como proposta um material diferenciado e contemporâneo, respeitando a relação velho versus novo.

Serão propostas lombofaixas entre as Ruas Coronel Pena de Moraes e Independência que, além de fazer a travessia dos pedestres, limita velocidade dos carros. A implantação dos canteiros nas esquinas, além de embelezamento da cidade, proporciona segurança e orienta a travessia de pedestres em local mais seguros, bem como o cruzamento de carros pelas vias, com uma melhor visualização nas esquinas.

Os parkets estão em fase de conclusão de projeto para ser enviado para a Caixa Econômica Federal.  Para o asfalto, o projeto está concluído, aguardando aprovação da Caixa. Já a reformulação as esquinas e implantação das lombofaixas ainda estão e fase de estudos.

Texto: Claudia Chiele

Fotos: Aléferson De Menez/Assessoria de Imprensa

Ilustrações: Secretaria de Planejamento

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

claudiachiele@farroupilçha.rs.gov.br

Data de publicação: 28/04/2017