Estrutura de 250 metros quadrados foi inaugurada em dezembro do ano passado ao lado da UPA Inaugurado em dezembro de 2016, o novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Farroupilha abrirá suas portas ao público na próxima...

Estrutura de 250 metros quadrados foi inaugurada em dezembro do ano passado ao lado da UPA

Inaugurado em dezembro de 2016, o novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Farroupilha abrirá suas portas ao público na próxima terça-feira, dia 2. Para marcar o início das atividades na casa nova, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação realizará uma breve solenidade na quarta-feira, dia 3, às 11h, na Rua Luiz Busetti, bairro São Luiz.
No novo local, será dada continuidade aos atendimentos de cerca de 75 famílias e aproximadamente 30 adolescentes em medida protetiva que atualmente se dirigiam à alameda Carlos Feter ao lado do colégio Farroupilha, em prédio alugado. Além disso, a nova estrutura possibilitará ainda a ampliação dos atendimentos e irá gerar economia aos cofres públicos.
O prédio, construído com recursos públicos, tem mais de 200 metros quadrados, abrigando recepção, salas de atendimento familiar, salas de atendimento individual, sala multiuso, sala de coordenação/administração, banheiros feminino e masculino com acessibilidade, copa e área de serviço coberta. Foram investidos mais de R$ 254 mil.
Implantado em 2009 no município, o Creas é uma unidade pública de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados, promovendo a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar a ação para seus usuários, envolvendo um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento individualizado especializado. Oferta atenções na ocorrência de situações de risco pessoal e social por ocorrência de negligência, abandono, ameaças, maus tratos, violência física/psicológica/sexual, discriminações sociais e restrições a plena vida com autonomia e exercício de capacidades, prestando atendimento prioritário a crianças, adolescentes e suas famílias.
A equipe de trabalho é formada por uma coordenadora, três assistentes sociais, três psicólogas, duas educadoras sociais, uma advogada, duas recepcionistas, uma servente, um motorista e uma estagiária em serviço social. O horário de funcionamento do CREAS é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Texto: Tomaz Graciliano

Foto: Adroir Fotógrafo

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

tomazgraciliano@farroupilha.gov.rs.br

Data de publicação: 27/04/2017