Ideal para celebrar os bons momentos da vida, o espumante moscatel vem conquistando cada vez mais paladares.
Ideal para celebrar os bons momentos da vida, o espumante moscatel vem conquistando cada vez mais paladares. A bebida tem baixo teor alcoólico, aroma frutado, frescor e uma doçura inconfundível, o que torna seu consumo agradável e apropriado para diferentes ocasiões. Não há dúvida que o moscatel é perfeito para comemorar. Mas, certamente ele também merece ser comemorado, afinal, é em função dele que a produção brasileira vitivinícola está cada vez mais conhecida em todo o mundo.
Por ser a maior produtora de uvas moscatéis do Brasil – variedade utilizada na elaboração desse espumante – a cidade de Farroupilha se fortalece como uma região de extrema importância para expansão do produto no país e até fora dele. Para fomentar ainda mais o setor no município e divulgar o nome da cidade como a terra do moscatel, vitivinicultores, poder público, associações e entidades não poupam esforços: os investimentos vão desde a qualificação da produção e participação em concursos mundiais, até a promoção de eventos que dão visibilidade e atraem turistas para o município.
Uma das principais ações foi a criação da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), em 2005. Entre seus objetivos estão o estímulo à pesquisa vitivinícola e a qualificação dos produtos; a promoção do potencial turístico da região; e a preservação da indicação geográfica dos vinhos e derivados do município. Atualmente, a entidade conta com nove empresas associadas.
Outro item de extrema importância foi a parceria firmada entre a Afavin e a Prefeitura para a realização de atividades e eventos festivos, que estimulassem ainda mais o consumo do moscatel e de outros produtos derivados da uva. “ A doçura e o aroma intenso do moscatel não poderiam ficar restritos apenas aos profissionais da área e aos já conhecedores da bebida. Dessa união surgiram bons resultados, como o Festival do Moscatel, o Carnaval do Moscatel, a Seleção de Vinhos e a programação especial realizada aqui no Dia do Vinho”, cita o prefeito Claiton Gonçalves.
O destaque dos produtos farroupilhenses nos cenários nacional e internacional também contribui para o crescimento do setor. Nos últimos anos, os moscatéis ganharam visibilidade e prestígio através das premiações obtidas em diversos concursos pelo mundo. Podemos citar como exemplos as empresas Basso, Cave Antiga e Perini que em 2012 conquistaram três medalhas com seus espumantes no 12º Muscats Du Monde, na França, sendo que o Cave Antiga repetiu a conquista da prata no ano seguinte. Em 2013, foram nove medalhas entregues a produtos farroupilhenses no 8º Concurso do Espumante Brasileiro. Adega Chesini, Cave Antiga e Cooperativa Vinícola São João receberam o Ouro pelos seus moscatéis e a Basso ficou com a medalha de Prata com o seu rosé.
Já no 7º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, em 2014, foram 16 medalhas, com destaque para o ouro da Adega Chesini e para as duas medalhas de prata da Vinícola Perini. Em 2015, o 9º Concurso do Espumante Brasileiro premiou os produtos da Basso, Perini, Cooperativa Vinícola São João e Cave Antiga. Em 2016, a Perini comemorou novamente mais conquistas na 5ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil, recebendo medalhas de ouro para o seu moscatel.
O número grandioso de premiações não é por acaso. Para o Sommellier formado pela Ciclo das Vinhas Escola do Vinho, em São Paulo, Gabriel Tavares, o moscatel de Farroupilha tem características diferenciadas, que além de atestarem sua qualidade chamam a atenção pela peculiaridade “Ele tem frescor e uma acidez ideal para contrabalancear com o próprio doce, o que fundamental para não ficar enjoativo. É de uma capacidade gastronômica interessante para a harmonização, especialmente para sobremesas. Isso me chama a atenção, assim como intensidade do perfil aromático de frutas e a espuma fofa”, avalia.
Além da qualidade que as uvas moscatéis proporcionam ao espumante farroupilhense, uma das variedades – a Moscato Branco – também é original. Presente na Serra Gaúcha desde os anos 1930 ela somente é cultivada comercialmente no Brasil, principalmente em Farroupilha. O fato foi confirmado pelo ampelógrafo francês Jean-Michel Boursiquot, da Universidade SupAgro, de Montpellier (França). Mundialmente conhecido por ter redescoberto no Chile a variedade Carmenère, ele esteve na região em 2014 e contribuiu para a concessão do registro da Indicação Geográfica Farroupilha para vinhos finos moscatéis, publicada em 2015 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) .
Na ocasião, Taffarel destacou que a obtenção da IP recebida pela associação foi uma grande conquista. “ O reconhecimento da IP Farroupilha coroa um trabalho de longo prazo que temos desenvolvido pelo fortalecimento da cadeia vitivinícola local. A obtenção representa a passagem para um novo patamar de trabalho e de promoção dos vinhos e espumantes farroupilhenses. Enfatizar as bebidas moscatéis é uma estratégia assertiva, que valoriza e aproveita a vocação local e tem um grande apelo no mercado, sendo esses produtos versáteis, leves e aromáticas, com aceitação no mercado nacional e potencial para exportação “, salientou. Os vinhos e espumantes moscatéis com o selo da Indicação de Procedência – IP Farroupilha já somam mais de 1 milhão de garrafas no mercado, com qualidade, tipicidade das uvas moscatéis e identidade certificadas. Oito empresas estão comercializando os primeiros produtos. São eles, Adega Chesini, Basso Vinhos e Espumantes, Cave Antiga Vitivinícola, Cooperativa Vinícola São João, Vinhos Cappelletti, Vinícola Colombo, Vinícola Perini e Vinícola Tonini.
A principal variedade utilizada para a produção é a tradicional Moscato Branco, mas outras variedades moscatéis também podem ser utilizadas na produção, incluindo: Moscato Bianco, Malvasia de Cândia (aromática), Moscato Giallo, Moscatel de Alexandria, Malvasia Bianca, Moscato Rosado e Moscato de Hamburgo. Com a IP Farroupilha, o Brasil passa a ter cinco Indicações Geográficas de Vinhos Finos.
Confira como você pode desfrutar dos bons produtos farroupilhenses em eventos especiais!
Festival do Moscatel
Com o objetivo de divulgar em âmbito nacional o posto ocupado por Farroupilha de maior produtor brasileiro de uvas moscatéis, o Festival foi realizado pela primeira vez em 2012, junto à 20ª Fenakiwi. No ano seguinte, o evento enogastronômico ganhou formato diferenciado, conferindo expressividade e atraindo muitos turistas à Serra Gaúcha.
No ano passado, a 6ª edição foi realizada em dois finais de semana, entre os dias 2 a 4 e 9 a 11 de setembro, com um público total de 2100 pessoas, oriundas de diversas cidades do Rio Grande do Sul e de outros locais, como Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Uruguai. O número atendeu a capacidade máxima projetada pelo evento, que tem lugares limitados, com o diferencial de oferecer acomodações em mesas, com lugares para sentar, a todos os visitantes. O ingresso dá direito ao consumo de bebidas disponibilizadas pelas vinícolas e ao cardápio especial elaborado por chefs de cozinha. Tudo pode ser apreciado à vontade.
Para 2017, as datas do evento já estão definidas. Será nos dias 1, 2, 3, 8 e 9 de setembro, no Centro de Eventos Mário Bianchi, no Parque Cinquentenário. O lançamento oficial do Festival do Moscatel, com a apresentação do formato, das vinícolas participantes e do cardápio, está previsto para o mês de maio. A realização do 7º Festival do Moscatel é da Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Turismo e Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e da Afavin.
Carnaval do Moscatel
O primeiro Carnaval do Moscatel agitou a noite de 25 de março. Com um cardápio recheado de delícias doces e salgadas, no estilo finger food, e degustação de vinhos e espumantes premiados durante a noite toda, a folia fora de época aconteceu no Centro de Eventos Mário Bianchi, junto ao Parque Cinquentenário. A realização foi em parceria entre Afavin, Confraria Feminina do Vinho e Espumante de Farroupilha e Prefeitura Municipal.
Seleção de Vinhos
A Seleção de Vinhos de Farroupilha já está consolidada. Realizada desde 2006, o evento deu início à promoção do potencial vitivinícola de Farroupilha e das particularidades da produção local. Avanços foram semeados ao longo das edições como a inédita premiação Moscatel Premium, conferida ao vinho e espumante moscatéis que atingem maior pontuação. A movimentação no município em torno do evento é visível. A expectativa pelos resultados causa ótima repercussão junto à comunidade farroupilhense, aos estabelecimentos vinificadores, à comunidade regional, bem como à imprensa.
Enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos compuseram o grupo avaliador das 171 amostras inscritas na edição 2016 da Seleção de Vinhos de Farroupilha, em análises sensoriais realizadas em três turnos, no período de 1 a 3 de agosto. A partir de seus pareceres, definiu-se o painel de vencedores da 11ª edição do concurso. Foram 59 medalhas concedidas: 33 de ouro, 24 de prata e 2 Distinções Especiais Moscatel Premium, entregues no dia 1º de setembro, em evento especial no município.
Dia do Vinho
O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho. Neste ano, chama o público com o tema “Duas semanas para celebrar grandes momentos”. A programação especial será realizada de 19 de maio a 04 de junho. Em Farroupilha, a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura, organiza diversas ações e atividades para marcar a data.
O destaque é para o “Piquenique no Parque”, comemorativo aos 142 anos da Imigração Italiana. Esse evento será realizado no dia 21 de maio, no Parque da Imigração Italiana em Nova Milano. Haverá comercialização de produtos do Clube de Mães As Milanesas e animação com o Grupo Cultural Nei Tempi del Filó. A programação completa pode ser conferida no link:dia-do-vinho-farroupilha-participa-com-diversas-atividades/.
Se você gostou da reportagem especial de hoje, compartilhe! Ela também está na página Facebook.com/farroupilha.rs. Todas as imagens realizadas para compor a reportagem podem ser vistas no link: https://www.flickr.com/photos/farroupilha.
Texto: Renata Parisotto
Fonte: Afavin
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Design e Criação: Jonas Viega
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 26/04/2017