A Secretaria de Educação de Farroupilha esteve recentemente visitando a Secretaria de Educação de Passo Fundo. O objetivo foi conhecer projetos inseridos na rede municipal de ensino daquele município.
A Secretaria de Educação de Farroupilha esteve recentemente visitando a Secretaria de Educação de Passo Fundo. O objetivo foi conhecer projetos inseridos na rede municipal de ensino daquele município. Participaram da visita a Secretária Elaine Giuliato, o diretor geral Vinicius Grazziotin de Cezaro, a coordenadora do Departamento Pedagógico Márcia Finimundi Nóbile e a professora Daniela Lazzarotto Ghidini. A equipe foi recebida pelo professor Edemilson Brandão, Secretário de Educação de Passo Fundo.
Na oportunidade a comitiva visitou uma escola considerada modelo para área de educação infantil. A recém inaugurada Escola Municipal de Educação Infantil André Zaffari é uma parceria entre a prefeitura e a Comercial Zaffari, desenvolvida como contrapartida a uma área cedida pelo município à empresa. Trata-se de um projeto inovador e de grande significado para a comunidade, pois apresenta-se como um marco no desenvolvimento de ações em parceria entre a iniciativa pública e privada. A escola, que tem capacidade para 500 crianças, é a primeira instituição de educação do município autossustentável. Além disso, os espaços priorizam a acessibilidade.
A cidade de Passo Fundo também conta com uma creche noturna, o que deixa muitos pais que trabalham no turno da noite aliviados. O Centro Municipal de Atendimento Noturno à Infância (Cemani) funciona das 19h às 7h e, além da assistência na hora de dormir, as crianças participam de atividades lúdicas acompanhadas por um pedagogo.
E por fim foi realizada uma visita ao Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo. Um ambiente de encher os olhos, com astronautas, galáxias que permitem “viajar” pelo espaço sideral, buscar forças e renovar o espírito para seguir “firme e forte” o tratamento contra o câncer. O centro conta com o trabalho e a dedicação de uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, farmacêuticos, psicólogos, odontólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e pedagogas. O programa Classe Hospitalar Escola de Vida, desenvolvido entre vários parceiros, tem o objetivo dar continuidade ao aprendizado e a validação do ano letivo dos pacientes em tratamento oncológico.
A Secretária Elaine Giuliatto destacou que “foi uma visita de muito aprendizado e troca de experiências para garantir cada vez mais uma educação de qualidade para as nossas crianças”.
Texto: Claudia Chiele
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Foto: Divulgação/Secretaria de Educação
Data de publicação: 17/04/2017