A campanha de vacinação contra a gripe inicia mais cede neste ano, dia 17 de abril. A mobilização segue até o dia 26 de maio. Na semana passada, em Farroupilha, a vacinação foi restrita para os profissionais de saúde.
A campanha de vacinação contra a gripe inicia mais cede neste ano, dia 17 de abril. A mobilização segue até o dia 26 de maio. Na semana passada, em Farroupilha, a vacinação foi restrita para os profissionais de saúde. Mas, como o alcance até agora foi baixo, a imunização continua para esse grupo.
A novidade para este ano é a inclusão de professores das redes pública e privada no público-alvo. Os educadores foram incluídos no grupo prioritário para evitar que sejam um vetor de infecção no sistema de ensino. A meta em relação a última vacinação aumenta de 80% para 90% de imunização.
Os grupos prioritários para a campanha de vacinação contra a gripe são:
- Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;
- Crianças de seis meses a menores de cinco anos deverão apresentar carteira de vacinação;
- Gestantes, independentemente da idade gestacional;
- Puérperas até 45 dias após o parto deverão apresentar carteira da gestante ou certidão de nascimento do filho;
- Pessoas com 60 anos ou mais;
- Indígenas;
- Pessoas entre cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas (para este grupo é obrigatório apresentar receita médica com CID no ato da vacina);
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa;
- Professores das escolas públicas e privadas deverão apresentar documento como: contracheque ou uma declaração da diretoria da escola dizendo que o professor é da escola.
A vacina contra a gripe está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Farroupilha. O DIA D será em 13 de maio de 2017 e em breve será divulgado o roteiro completo de vacinação.
É importante ressaltar que quem tomou a vacina ano passado deve atualizar a dose, já que a proteção tem efetividade de um ano e vai enfraquecendo com o tempo. Além disso, o vírus é mutável. A vacina que chega aos postos de saúde de todo o país é a trivalente, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul: o A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.
Texto: Claudia Chiele
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Foto: Arquivo/Assessoria de Imprensa
Data de publicação: 17/04/2017