Centenas de pessoas participaram das atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde, durante toda a semana em Farroupilha.

Centenas de pessoas participaram das atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde, durante toda a semana em Farroupilha. Para marcar a data, que é celebrada anualmente, a Prefeitura Municipal de Farroupilha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou uma série de serviços para a comunidade, nesta sexta-feira, dia 7, na Praça da Matriz. O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

A ação teve apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, SAMU, SESC, CICS, Hospital Beneficente São Carlos, Associação Farroupilhense Pró-Saúde, Liga de Combate ao Câncer, Voluntárias da Saúde e Grupo de Resgate Voluntário de Farroupilha. Durante a semana, escolas, empresas e unidades de atendimento do município participaram da Ação Solidária à Saúde, através de doação e arrecadação de materiais de consumo para uma instituição que ofereça serviços em saúde. Neste ano, a instituição contemplada com as doações foi o Hospital Beneficente São Carlos.

Além de todos os serviços de orientação de saúde e exames como de glicemia capilar, exame bucal, verificação de sinais vitais, entre outros, o ponto alto do evento foi a simulação de resgate desencadeada pelo Samu, Agentes Voluntários e Corpo de Bombeiros. A atividade demonstrou para a população como é a ação durante um acidente. No caso fictício simulado no centro da cidade, dois automóveis teriam se envolvido em uma colisão, gerando três vítimas com lesões graves. Uma delas teria ficado presa às ferragens e demandou toda a habilidade e perícia do Corpo de Bombeiros para resgatar a pessoa ferida, utilizando desencarceradores e outros equipamentos. No outro veículo, agentes voluntários e profissionais do Samu davam atenção às outras duas vítimas do suposto acidente.

Durante a atividade, também foi realizado o lançamento do projeto Samuzinho, que busca fornecer noções de primeiros socorros aos cidadãos, orientando sobre os principais passos em situações de emergência. Além disso, o projeto busca orientar crianças e jovens sobre a importância do Samu, evitando ligações indevidas para o número 192.

O encerramento da programação teve a palestra sobre Autoestima e Motivação em Saúde, que foi ministrada pelo professor Daltro no Salão Nobre do Centro Administrativo Prefeito Avelino Maggioni.

Texto: Tomaz Graciliano

Fotos: Adroir Fotógrafo

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 07/04/2017