Quatro semáforos sonoros para pedestres estão sendo implantados nesta semana no Centro de Farroupilha.
Quatro semáforos sonoros para pedestres estão sendo implantados nesta semana no Centro de Farroupilha. Os equipamentos fazem parte de um projeto de acessibilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação para facilitar a mobilidade dos idosos e pessoas com deficiência física e visual. Esta é a última etapa da implantação do projeto custeado pelo Fundo Municipal do Idoso orçado em R$ 240 mil e que iniciou na gestão anterior. Agora, serão instalados dois semáforos novos e adaptados outros dois já existentes.
Em dois pontos na rua Tiradentes são instalados apenas os dispositivos sonoros nos sinais que ficam nas esquinas com as ruas Treze de Maio e Independência.
Em outros dois locais, na rua Júlio de Castilhos, entre a Independência e Treze de Maio em frente à Associação Farroupilhense dos Deficientes Visuais (Afadev), e na rua Independência entre as ruas Marechal Floriano e Júlio de Castilhos, serão instaladas duas sinaleiras novas, também com sinal sonoro, que serão acionadas manualmente para bloquear o trânsito de veículos e permitir a travessia dos pedestres.
Para a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria da Glória Menegotto, é motivo de orgulho ter dado continuidade ao projeto iniciado na administração anterior. “Isso representa muito para os idosos e também para as pessoas que tem deficiência. Já era muito esperado e se concretizou agora. Estamos muitos felizes por poder entregar esta obra para a comunidade”, destaca.
Os dispositivos devem estar funcionando definitivamente até a sexta-feira, dia 31, o que requer atenção dos motoristas, uma vez que serão instalados em dois pontos onde não há sinaleira.
O projeto de acessibilidade da prefeitura foi desenvolvido em conjunto com a Afadev, que indicou os pontos necessários para implantação dos semáforos. Por meio da ação, já foram implantados pisos táteis na Praça da Matriz, além de reformas e novas rampas de acesso em passeios públicos, facilitando o deslocamento de pessoas com deficiência. Conforme a secretária, a intenção é dar continuidade e ampliar o projeto de acessibilidade. Para isso, a secretaria já conta com outros R$ 160 mil em recursos que, em breve, estarão disponíveis para aplicar em mais ações como esta.
Texto: Tomaz Graciliano
Fotos: Adroir Fotógrafo
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 29/03/2017