Os serviços de capina mecanizada e pintura do meio-fio realizado pela Empresa Farroupilhense de Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (Ecofar) leva cerca de três meses para dar a volta em toda a cidade.
Os serviços de capina mecanizada e pintura do meio-fio realizado pela Empresa Farroupilhense de Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (Ecofar) leva cerca de três meses para dar a volta em toda a cidade. Entretanto, conforme o presidente da empresa, Flávio Lopes, nos meses mais quentes, durante a primavera e o verão, a tendência é que o mato e o capim cresçam mais, o que demanda um trabalho extra voltado para estes casos. “Temos atendido todo o município praticamente dentro deste prazo de três meses, mas é preciso compreensão da comunidade quando aumenta a demanda”, salienta.
O serviço é composto por varrição, capina e pintura de logradouros e de praças, mas apenas em áreas públicas. “Não podemos atuar em calçadas, pátios e terrenos particulares”, destaca o presidente. De forma organizada, os grupos realizam a roçada e, posteriormente, a pintura dos logradouros.
Munidos com 15 roçadeiras e dois sopradores de folha, ao todo, são 31 trabalhadores que, divididos em três equipes, realizam o trabalho diariamente em roteiros mapeados por zonas, abrangendo todos os bairros da cidade.
Nas praças públicas, cerca de 20 pessoas, separadas por equipes, realizam varrição diária e contínua, principalmente na área central do município, deixando tudo limpo já pela manhã.
Além disso, há uma equipe de emergência de prontidão para realizar trabalhos pontuais conforme a necessidade da população.
Texto: Tomaz Graciliano
Foto: Adroir Fotógrafo
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 23/03/2017