Nesta quarta-feira, dia 22 de março, foi comemorado o Dia Mundial da Água. E para marcar a data, a Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Meio Ambiente, realiza atividades com alunos das escolas municipais.

Nesta quarta-feira, dia 22 de março, foi comemorado o Dia Mundial da Água. E para marcar a data, a Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Meio Ambiente, realiza atividades com alunos das escolas municipais.

Ao longo dessa semana são promovidas visitas na Corsan.  A Técnica Química Tânia Loriane Mielki, e o auxiliar de tratamento de água e esgoto Altemir Antônio Pancotto mostram aos jovens todos os processos de tratamento até a água potável abastecer suas casas. Participaram da ação cerca de 140 alunos das Escolas Municipais João Grendene, 1º de Maio, Ilza Molina Martins, Angelo Venzon Neto e Antônio Minella.

Tratamento de Água

Do total da água existente no planeta, 97,5% corresponde à água salgada e o restante (2,5%) à água doce. Destes, 68,9% estão nas calotas polares, 29,9% nos reservatórios subterrâneos, e apenas 1,2% disponíveis como águas superficiais.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 63,9% dos 5.507 municípios brasileiros têm abastecimento de água por meio de rede de distribuição. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a falta de saneamento resulte em uma morte infantil a cada 20 segundos.

A água, embora indispensável ao organismo humano, pode conter substâncias (elementos químicos e micro-organismos) que devem ser eliminados ou reduzidos a concentrações que não sejam prejudiciais à saúde.

As Estações de Tratamento de Água (ETAs) foram criadas para remover os riscos presentes nas águas das fontes de abastecimento por meio de uma combinação de processos e de operações de tratamento.

O tratamento da água superficial consiste nas seguintes etapas:

– Captação: retirada de água bruta do manancial;

– Adução: caminho percorrido pela água bruta até a Estação de Tratamento de Água;

– Mistura rápida: adição de um coagulante para remoção das impurezas;

– Floculação: onde ocorre a aglutinação das impurezas;

– Decantação: etapa seguinte, em que os flocos sedimentam no fundo de um tanque;

– Filtração: retenção dos flocos menores em camadas filtrantes;

– Desinfecção: adição de cloro para eliminação de micro-organismos patogênicos;

– Fluoretação: adição de compostos de flúor para prevenção de cárie dentária;

– Bombeamento para as redes e reservatórios de distribuição.

Sobre o Dia Mundial da Água

Com a pergunta “Por que desperdiçar água?”, a ONU nos convida este ano a refletir sobre como reduzir e reutilizar a água que usamos em nossas casas, cidades, indústrias e agricultura. Este é o tema do Dia Mundial da Água 2017.

A ONU criou o Dia Mundial da Água em 22 de março de 1992, com o intuito de proporcionar uma oportunidade de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas relativas à água. Naquela data, a entidade também divulgou uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. A data é coordenada pela UN-Water, departamento de colaboração da ONU para temas relacionados com a água potável do qual participam governos e outras entidades.

Texto: Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Fotos: Adroir Fotógrafo/Assessoria de Imprensa

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 23/03/2017