A Prefeitura de Farroupilha firmou parceria com a APAHAND (Associação de Pais e Amigos do Handebol), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Grendene S/A. O ato foi realizado na tarde de quarta-feira, dia 15 de março, no Salão Nobre da Prefeitura.

A Prefeitura de Farroupilha firmou parceria com a APAHAND (Associação de Pais e Amigos do Handebol), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Grendene S/A. O ato foi realizado na tarde de quarta-feira, dia 15 de março, no Salão Nobre da Prefeitura.

A Associação dos Pais e Amigos do Handebol (APAHAND) foi fundada em dezembro de 2003 e trabalha com o desenvolvimento desta modalidade dentro da Universidade de Caxias do Sul, da iniciação ao alto rendimento. E neste ano a APAHAND/UCS retorno à Liga Nacional Feminina de Handebol, depois de ficar um ano fora do torneio por falta de apoio financeiro. E o patrocinador máster da equipe este ano é a Grendene.

E pensando na ampliação da modalidade em nível regional, a APAHAND passa a incentivar o handebol aqui em Farroupilha. Para isso, A Prefeitura de Farroupilha e a entidade firmaram parceria. Com isso, a APAHAND isentará os custos com arbitragem nos jogos escolares municipais, proporcionando que a prefeitura invista este dinheiro em outras prioridades do município. Também manterá com auxílio de materiais, técnico e estrutural as escolinhas de handebol de Farroupilha, atendendo à crianças e adolescentes do município de forma totalmente gratuita. E para trazer para a comunidade farroupilhense o handebol de alto nível, a APAHAND/UCS sediará alguns de seus jogos aqui na cidade. Além disso a entidade realizará eventos com atletas e comissão técnica na cidade, priorizando o ensino do handebol e padrões de treinamento de competição à professores da rede de ensino de Farroupilha através de clínicas, palestras e cursos. Já as atletas, juntamente com os técnicos, visitarão as escolas do município divulgando a modalidade e estreitando os laços dos alunos com atletas de alto rendimento que representam sua cidade no cenário nacional.

O coordenador do projeto e técnico da equipe APAHAND/UCS, Gabriel Citton, destacou a importância do esporte no contexto social. “Mais de mil meninas e 400 meninos já passaram pelo projeto e tenho certeza que fizeram do esporte um trampolim para a vida, para a sociedade e amigos. E através do handebol queremos levar isso para mais pessoas. ”

Para o Reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Antônio Kuiava, esse tipo de parceria é que faz a diferença. “Universidade, poder público e iniciativa privada. Isso dá certo no mundo todos. Com parcerias assim é que conseguimos fazer a diferença.”

Por fim, o Prefeito Claiton Gonçalves também ressaltou a importância dessa parceria. “Mais do que Farroupilha, é uma região toda envolvida nesse projeto. Por isso, quero desejar sorte aos atletas e vida longa para essa nossa parceria.”

Programa #EuVistoaCamisa

Para manter a estrutura, a APAHAND ainda busca parceiros para pequenas despesas diárias que não estão relacionadas no projeto federal. Para isso a entidade lançou o programa #EuVistoaCamisa, que tem o objetivo de arrecadar fundos para a realização de amistosos, custear planos de saúde e medicamentos das atletas, seguros de vida, lanches e cafés da manhã, bolsas de estudos e materiais de expediente. No programa #EuVistoaCamisa cada parceiro, pessoa física, auxiliará a equipe com 5 parcelas de R$ 50,00 e receberá uma camiseta de jogo oficial e personalizada da equipe. A APAHAND não busca um plano de associados pois tem por objetivo isentar de ingresso as entradas aos jogos, fazendo com que o evento seja mais uma forma de lazer através do esporte.

Equipe APAHAND/UCS

O handebol feminino do Rio Grande do Sul volta a ter uma equipe na elite da modalidade em 2017. Uma das principais novidades dentro de quadra é o retorno do ex-técnico das seleções brasileiras Gabriel Citton. Também retorna a função de preparador físico o professor Rafael dos Santos. O grupo conta ainda com 6 reforços para a disputa do maior campeonato de handebol das Américas. Retornam à equipe as armadoras Kassiane e Stefanny que estavam atuando por Franca (SP), a goleira ex-seleção brasileira Maitê volta após uma temporada em Campinas (SP). As estreantes na APAHAND são a ponta Thayane (Ex-Força Atlética de Goiânia), a armadora Evanise (Ex-GAO) e a pivô Nadyne (Ex-Força Aérea/Taubaté de SP). Evanise foi o destaque do Campeonato Gaúcho de 2016 na categoria juvenil. Já Nadyne atuou com Gabriel Citton na seleção brasileira juvenil e atuou em 2015 no Clube de Regatas Vasco da Gama/FAB do Rio de Janeiro.

Concretizando um sonho iniciado em 2009, mais de 70% da equipe é formado de atletas oriundas da categoria de base. O grupo conta hoje com 23 atletas, dessas 17 residentes em Caxias do Sul.

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Foto: Adroir Fotógrafo/Assessoria de Imprensa

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 16/03/2017