Na próxima quinta-feira, dia 16 de março, ocorre a abertura da exposição “Nós Árvore”, da premiada artista plástica Jaqueline Pauletti. Com sua conhecida temática feminina, a artista transporta para as telas, divertidamente, o estágio do ninho vazio....
Na próxima quinta-feira, dia 16 de março, ocorre a abertura da exposição “Nós Árvore”, da premiada artista plástica Jaqueline Pauletti. Com sua conhecida temática feminina, a artista transporta para as telas, divertidamente, o estágio do ninho vazio.
A exposição, que faz parte da programação da IX Jornadas da Mulher, abre às 18h30 desta quinta-feira e segue até o dia 16 de abril. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 12h.
“Nós Árvore” se compõe do conjunto de 20 telas que retratam mulheres diversas. Elas estão cumprindo a insólita tarefa de serem árvores. Nesta aventura lúdica a artista retrata a si e as mulheres no geral. Inspirada pela constatação de sua própria mãe que, ao observá-la desenhar ao ar livre, via os pássaros rodearem a artista sem que esta percebesse e no poema “árvore” de Manoel de Barros, onde o irmão do poeta aceita o pedido de um passarinho e entra num estágio onde vê a vida pelos olhos improváveis da natureza. Vivenciando a sua própria fase materna do ninho vazio, a artista transporta para as telas uma narrativa de sincera ingenuidade.
Jaqueline Pauletti já navegava por um ambiente multireferencial, na dança, nas letras, na pintura e escultura. Frequentando, quando criança, o hoje extinto atelier livre da Universidade de Caxias do Sul, viveu experiências que lhe valeram um prêmio no salão do jovem artista, com apenas 12 anos de idade. A produção artística de Jaqueline Pauletti vem de sua formação em Artes Plásticas e Publicidade e Propaganda. Por mais de vinte anos, foi empresária na área da comunicação e depois de se especializar em marketing, ingressou na academia no departamento de artes da UCS, lecionando nos cursos de Moda e Estilo e Comunicação, o que lhe afastou da produção artística. Seu retorno ao universo artístico se deveu a uma batalha bem sucedida contra um câncer de mama, momento em que ela encontrou na arte um canal de diálogo consigo. Hoje, concilia sua carreira de consultora na gestão de negócios com sua atividade artística.
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Foto: Divulgação
Data de publicação: 15/03/2017