Farroupilha sedia nesta quinta-feira, 09, o II Fórum de Cidades Digitais da Serra Gaúcha, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura.
Farroupilha sedia nesta quinta-feira, 09, o II Fórum de Cidades Digitais da Serra Gaúcha, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura. A abertura oficial ocorreu nesta manhã e contou com a presença de José Marinho, diretor da RDC; de Adriano Boff, responsável pelo Departamento de Promoção do Investimento e Sala do Investidor da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Adriano Boff; do Prefeito de Bom Jesus, Frederico Becker; do Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS, Eduardo Girotto; do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fabiano Piccoli; e do anfitrião do evento, Prefeito Claiton Gonçalves.
Entre os temas abordados, estão as novas práticas adotadas por Farroupilha a fim de estimular o uso da tecnologia para maior eficiência de gestão pública. A cidade é exemplo nesse quesito. Com a otimização das regras de negócios dentro do processo empresarial, Farroupilha reduziu a espera de abertura de empresas de 400 dias para 48 horas. Agora, o município está pronto para dar mais um passo na busca para facilitar a vida de empresários com a aplicação de sistemas de alvarás digitais. “Seguimos os passos da Engenharia de software”, comenta o assessor executivo, Gabriel Tavares, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, destacando que, no auge da crise econômica, Farroupilha quase dobrou o número de empresas abertas em 2016 em comparação com o ano anterior.
Na oportunidade, o chefe do Executivo, deu às boas-vindas aos participantes de mais de 10 cidades das regiões metropolitanas da Serra Gaúcha e de Porto Alegre, enfatizando a importância da tecnologia para aprimorar os serviços oferecidos à população e as últimas conquistas, como a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, aprovada no final de 2015, e os incentivos para inovação e parques tecnológicos.
Piccoli, que foi Secretário de Desenvolvimento Econômico na gestão passada, ressaltou a relevância de debater o tema, afinal, um dos principais desafios na hora de aproximar o empresário e o serviço público é justamente a falta de condições tecnológicas para isso.
O objetivo do evento é estimular investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação, levando informação a prefeitos, gestores e vereadores interessados em conhecer modelos, soluções de mercado e como utilizar as cidades digitais e inteligentes para melhorar a vida das pessoas e os serviços públicos. “Não existe outro caminho para desenvolver as localidades se não pela tecnologia. Ela é transversal a todos os setores da administração municipal e o que pode reduzir gastos, aumentar a arrecadação e melhorar a gestão de pastas importantes como Saúde, Educação e Segurança, por exemplo”, afirma o diretor da RCD.
Texto: Rede Cidade Digital e Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Adroir Fotógrafo
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 09/03/2017