Carnaval é época em que as pessoas procuram uma forma de se divertir. Seja na rua ou no clube, é sempre importante se prevenir das IST’s – Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Carnaval é época em que as pessoas procuram uma forma de se divertir. Seja na rua ou no clube, é sempre importante se prevenir das IST’s – Infecções Sexualmente Transmissíveis.
As IST’s são transmitidas pelo contato direto, através de relação sexual sem o uso de preservativo em que o parceiro ou parceira esteja contaminado(a). Podem ser transmitidas também pelo contato indireto no compartilhamento de seringas no uso de drogas ou manipulação indevida de objetos contaminados (lâminas e seringas). Entre as IST’s as mais conhecidas são Sífilis, Hepatite B, Hepatite C, HIV, HPV, Gonorreia, Clamídia e Herpes Genital.
Com o aparecimento dos antibióticos (principalmente a penicilina) o tratamento da maioria destas doenças ficou mais fácil e isso fez com que, por um certo tempo, as IST’s deixassem de ser alvo de preocupação. No entanto, com a “banalização” do sexo, a ocorrência dessas doenças voltou a aumentar, tornando-se motivo de preocupação.
Atualmente, o Rio Grande do Sul está enfrentando uma epidemia de Sífilis. Só em Farroupilha, em 2016, foram notificados mais de 30 casos. Em relação a Infecção do vírus HIV, sabe-se que mais de 200 pessoas estejam em tratamento para a doença no município e, segundo a OMS, estima-se que para cada uma pessoa com o vírus, existem mais 10 contaminadas e ainda não sabem que são portador do HIV.
Sintomas de IST’s:
- Úlceras ou verrugas nas regiões genitais,
- Prurido (coceira) e ardência,
- Dispareunia (dor na relação sexual),
- Desconforto genital,
- Presença de corrimento.
Atenção: outras atividades sociais, como beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de talheres, pratos, suor ou lágrimas não transmitem IST’s.
Previna-se contra as IST’s usando CAMISINHA
Todos as Unidades Básicas de Saúde, CES, Farmácia Popular e Secretaria de Saúde fazem a distribuição gratuita de preservativos.
Em Farroupilha o SAE (Serviço de Atendimento Especializado), localizado junto a Unidade Básica de Saúde Central, acompanha o tratamento e realiza o diagnóstico de IST’s. O mesmo conta com serviços de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. O serviço está disponível para a população de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Fora destes horários, casos a serem investigados por exposição acidental devem ser encaminhados ao Hospital Beneficente São Carlos.
A importância do diagnóstico precoce:
- Redução da transmissão;
- Maior tempo para trabalhar a adesão ao tratamento;
- A pessoa inicia o tratamento precocemente, sem esperar adoecer para ser diagnosticada;
- Melhor reconstituição imune e resposta terapêutica;
- Evita infecções oportunistas;
- Maior sobrevida e melhor qualidade de vida.
Texto: Serviço de Assistência Especializada – SAE
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Data de publicação: 16/02/2017