O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio está realizando nesta quinta-feira, 02 de fevereiro, a 117ª Romaria Votiva. A festa foi precedida por encontros que aconteceram em paróquias da região e agora no próprio santuário.

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio está realizando nesta quinta-feira, 02 de fevereiro, a 117ª Romaria Votiva. A festa foi precedida por encontros que aconteceram em paróquias da região e agora no próprio santuário. O lema da romaria deste ano é “Cultivar e guardar a criação”, inspirada na Campanha da Fraternidade de 2017, que tem o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” que alerta para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, a missa foi solene celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Alessandro Rufinoni.

Cerca de 280 máquinas agrícolas percorreram a Avenida Dom José Barea, em procissão pela 117ª edição da Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio. Antes, famílias de diversas comunidades da região, participaram da missa das 10h, onde pediram bênçãos e intercessão de Nossa Senhora por uma boa safra.

ROMARIA VOTIVA

Toda a primavera e o verão de 1898 foram implacáveis com nossos agricultores, devido a seca e associadas às dificuldades daqueles primeiros tempos. Mas a vontade de vencer é que tudo transformou. No início de 1899 foram convidadas as pessoas para irem em romaria (a pé, cavalo, carroça) até a Igreja Nossa Senhora de Caravaggio. Era o dia 02 de fevereiro. Num gesto de fé, reconhecimento e confiança foram de Nova Vicenza (Farroupilha), Caxias do Sul, Nova Roma do sul, Nova Trento (Flores da Cunha), Bento Gonçalves e Nova Pompei (Pinto Bandeira). Estava atendendo a Paróquia o Pe. Francesco de Cicco até julho daquele ano. Todos foram acolhidos, cada qual recebeu o Sacramento da Reconciliação e participou da Santa Missa das 10 h. Durante a missa uma pequena nuvenzinha e meia hora depois a torrencial chuva em socorro da sedenta humanidade, os que vieram pisando pó, voltaram pisando barro. À tarde, rezavam o terço e cantavam as ladainhas, para retornarem a suas casas.

A prece sofredora dos devotos chegou ao céu e foi atendida; a agricultura que parecia ter perdido tudo, renovou a esperança.

No ano de 1902 o Pe. Henrique Poggi e os paroquianos de Caravaggio fizeram o voto de recordar o sinal. E desde então se faz anualmente esta Romaria.

Mais fotos em https://www.flickr.com/photos/farroupilha/albums

Texto: Santuário de Caravaggio

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Fotos: Adroir Fotógrafo

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 02/02/2017