“Tudo que aconteceu nesse lugar está gravado nessas paredes, a benção dos sacerdotes, aqueles que partiram, a voz das senhoras, o canto, os pecados, as felicidades, as alegrias.

“Tudo que aconteceu nesse lugar está gravado nessas paredes, a benção dos sacerdotes, aqueles que partiram, a voz das senhoras, o canto, os pecados, as felicidades, as alegrias. Estamos extremamente felizes em poder resgatar esse lugar que é de todos e vai ser devolvido para todos”. Foram com essas palavras que o Prefeito Claiton Gonçalves anunciou o início das obras de restauro da Capela São José, no 1º distrito do município, em junho deste ano. Seis meses depois, a primeira capela edificada pelos imigrantes italianos no Estado, em 1886, será entregue novamente à comunidade. A inauguração está marcado para este domingo, 04, às 11h. Uma missa, às 10h, antecederá o ato. Para finalizar, um almoço de confraternização no salão da comunidade.

A requalificação tem significativa importância para a história da região, já que enaltece a memória dos imigrantes italianos e a história de fé e trabalho que trouxeram do seu país e deixaram como herança para toda uma população. Por isso, o objetivo é manter viva a missão da Capela, de acolher pessoas, ser um espaço de lazer, integrar a comunidade e compartilhar cultura e conhecimento.

O projeto de restauração foi inspirado pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da arquiteta farroupilhense Márcia Elisa Busetti. Hoje, as melhorias estão sob a responsabilidade do arquiteto Pablo Uez, da Secretaria Municipal de Planejamento. A primeira fase inclui a consolidação da obra, ou seja, a garantia da estabilidade da edificação, com a recomposição das fundações, paredes e reforço do telhado, reconstrução das esquadrias, proteção das paredes com tinta apropriada e instalação de rede elétrica para valorização do bem.

De acordo com a Denise Paula Colombo, Diretora Municipal de Cultura e Coordenadora do Projeto, para uma segunda etapa, está prevista a reintegração da edificação onde funcionava a Escola Municipal José Bonifácio, reforma dos banheiros e acessibilidade.

As empresas patrocinadoras do projeto são Confeitaria Q´Delícia Ltda Cenci & Cia Ltda., Tramontina Farroupilha S/A, Indústria Metalúrgica Multinova Indústria de Embalagens Plásticas e Cooperativa Vinícola São João Ltda. O investimento é de R$ 330.057,61, via projeto LIC 001814-11.00/12-8 e R$ 93.300,00 de contrapartida do município. As obras estão sendo realizadas pelo LMC Construções ME, empresa vencedora da licitação.

Texto: Renata Parisotto

Fotos: Edmilson de Arruda e Denise Colombo

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 30/11/2016