Na noite de quarta-feira, 29, o Prefeito Municipal Claiton Gonçalves sancionou a Lei Municipal nº 4.245 que denomina o Centro Municipal de Eventos Mário Bianchi.
Na noite de quarta-feira, 29, o Prefeito Municipal Claiton Gonçalves sancionou a Lei Municipal nº 4.245 que denomina o Centro Municipal de Eventos Mário Bianchi. A sugestão do Projeto de Lei partiu do Vereador Fabiano André Piccoli e foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores no dia 14 de junho.
A solenidade de sanção da lei ocorreu na Loja T Store Tramontina e contou com a presença do Diretor do Conselho de Administração da Tramontina, Ruy José Scomazzon, e demais diretores e equipe de gestores, além dos secretários municipais e vereadores.
O Pavilhão 4 do Complexo do Parque Cinquentenário era um espaço utilizado como o Pavilhão da Gastronomia da Fenakiwi. Percebendo a carência de um local para realização de eventos públicos, sociais, assistenciais e culturais, o Prefeito Claiton Gonçalves teve a iniciativa de transformar aquele espaço ocioso e pouco aconchegante no Centro Municipal de Eventos. O local foi totalmente reformado em 2014 e já é referência para realização de festividades na cidade.
Com a importância que o espaço ganhou junto à comunidade farroupilhense, observou-se a necessidade de referenciar o local a uma importante personalidade que lembre todos aqueles que contribuem para o desenvolvimento e engrandecimento de nossa cidade. Chegou-se então ao nome de Mário Bianchi, um reconhecimento e homenagem do Município e de sua população a essa pessoa que se destacou pelo trabalho realizado na empresa Tramontina.
Mário Bianchi nasceu no dia 24 de fevereiro de 1928, na cidade de Milão, Itália. Chegou ao Brasil no ano de 1951. Foi Engenheiro Mecânico e destacou-se pelo trabalho realizado na empresa Tramontina, da qual foi Conselheiro e Diretor da unidade de Farroupilha. Foi um dos responsáveis pela internacionalização da marca Tramontina, tendo idealizado muitos produtos que se tornaram grandes sucessos no mercado interno e externo.
Bianchi era casado com Ruth, com quem teve quatro filhos (Susana, Jacyra, Riccardo e Giuliano). Ele também tinha envolvimento com causas sociais, como a construção de uma nova sede para a Amafa. Outra iniciativa bem importante é o “Semeando Sorrisos”, onde crianças e adolescentes do Centro Ocupacional Senador Teotônio Vilela são atendidos gratuitamente no gabinete dentário da empresa. Mário Bianchi faleceu no dia 15 de abril de 2016, com 88 anos.
O proponente do projeto de Lei, vereador Fabiano Piccoli, falou um pouco sobre a homenagem. “Para admirar alguém, não precisamos conhecer. Apenas ouvindo das pessoas o que o Mário Bianchi representava para a Tramontina e para a comunidade Farroupilha já é o suficiente para admirá-lo. Uma pessoa com postura séria, trabalhadora, honesta, que serve de exemplo para os demais. O próximo passo é montar um memorial para as pessoas que lá chegam entendam o motivo do nosso Centro de Eventos levar o nome de Mário Bianchi”.
O filho de Mário Bianchi e Diretor da Tramontina TEEC, Riccardo Bianchi, muito emocionado, falou sobre o legado deixado pelo seu pai. “O meu pai foi uma pessoa que deixou um legado muito importante por onde passou, foi um visionário sempre muito preocupado com a qualidade, com trabalho bem feito, com segurança e com a natureza. Deixou ainda uma mensagem muito positiva de seriedade, de justiça, de respeito e de vanguarda para todas essas pessoas que convieram com ele, que tiveram a possibilidade de receber tantos ensinamentos. Eu particularmente me sinto muito privilegiado, não só no âmbito familiar, mas no âmbito profissional. Tive a oportunidade de trabalhar com o meu pai e isso foi bastante marcante na minha profissão e hoje eu percebo quanto foi significativo o que ele deixou aqui. O slogan da Tramontina é ‘o prazer de fazer bonito’. O meu pai realmente fez bonito e tinha o prazer de fazer isso. É com muito orgulho que nós, da família Bianchi, recebemos essa homenagem e mais uma vez agradecemos”.
O Diretor Administrativo e Financeiro da Tramontina Farroupilha, Lourival Dalmás, aproveitou a ocasião e anunciou o início de construção da Escola da Amafa, um dos projetos capitaneados por Mário Bianchi. “A homenagem que hoje lhe é prestada é um gesto de carinho e apreço e é uma forma de dizer às pessoas que Seu Mário sempre foi um grande batalhador, grande incentivador, e incansável apoiador das causas sociais. Ele sempre procurou liderar ações voltadas a esses objetivos. E Deus, na sua infinita bondade, quis que hoje, no dia em que Seu Mário recebe essa homenagem, também fosse assinada a execução de mais uma grande obra de cunho social, a construção da Escola da Amafa”.
O Prefeito Claiton Gonçalves falou sobre o desafio de transformar o Centro de Eventos em um espaço de referência para a região. “O Centro Municipal de Eventos era um espaço com problemas de estrutura e pouco usado. Em determinado momento assumi o desafio de reformar aquele pavilhão para a Fenakiwi de 2014. Os eventos de Farroupilha acontecem agora no Centro Municipal de Eventos Mário Bianchi. O espaço ainda está acontecendo, ainda necessita de mais melhorias, mas com o tempo será uma referência em toda a região pela qualidade que deve alcançar.”
Claiton destacou o respeito conquistado por Mário Bianchi. ”Um homem simples, que amava as causas sociais, que se debruçava sobre os problemas, mas que tinha como lema respeitar o ser humano e através desse respeito conquistar a simpatia e o trabalhado daqueles que eram seus coordenados. Através do Centro Municipal de Eventos Mário Bianchi estamos homenageando um homem que ajudou a transformar o mundo e um mundo melhor, e Farroupilha se dobra a isso e agradece”.
Com dedicação, Mário Bianchi ajudou a transformar o Grupo Tramontina em referência mundial na fabricação de utensílios domésticos, ferramentas entre outros, oportunizando empregos e renda para o município. A empresa participa diretamente na economia municipal, sendo a que gera mais recursos do ICMS. E recentemente firmou a Parceria Público Privada com o governo municipal que garante importantes obras para o município, como as melhorias na ERS-122 e também a revitalização de 7 praças.
Texto: Claudia Chiele
Fotos: Edmilson de Arruda
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 30/06/2016