De março a junho deste ano, a Coordenadoria Municipal da Juventude desenvolveu junto às escolas municipais da rede de ensino, o Projeto “Aprendendo a Democracia na escola através de Grêmios Estudantis”.
De março a junho deste ano, a Coordenadoria Municipal da Juventude desenvolveu junto às escolas municipais da rede de ensino, o Projeto “Aprendendo a Democracia na escola através de Grêmios Estudantis”. O resultado foi a criação de dez organizações nas Escolas 1° de Maio, Angelo Chiele, Ângelo Venzon Neto, Cinquentenário, Ilza Molina Martins, João Grendene, Nossa Senhora do Caravaggio, Nossa Senhora do Medianeira, Padre Vicente Bertoni e Zelinda Rodolfo Pessin.
Conforme o Coordenador Juliano Baumgarten, a iniciativa seguiu alguns passos fundamentais como a explicação do que é um Grêmio Estudantil, a montagem da comissão pró-Grêmio – que ajuda a escrever o Estatuto, a realização da Assembleia Geral e votação do Estatuto, a Criação da Comissão eleitoral, as Eleições e a Posse do Grêmio Estudantil.
O projeto está de acordo com as metas estabelecidas pelo Plano Municipal de Educação, como as que dizem que é preciso assegurar condições, em regime de colaboração, para a efetivação da gestão democrática da educação pública e garantir e incentivar no município a livre organização estudantil na educação básica e superior.
O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. É também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.
Texto: Renata Parisotto
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 30/06/2016