Foram apresentadas no último sábado, 18, as obras da primeira etapa do Restauro da Capela São José.

Foram apresentadas no último sábado, 18, as obras da primeira etapa do Restauro da Capela São José. Construída no final do século XIX, está localizada no 1º distrito do município e é conhecida por ser a primeira edificada pelos imigrantes italianos no Estado, em 1886. A cerimônia na localidade, no 1º distrito, emocionou os presentes, especialmente moradores da região, na sua maioria descendentes de imigrantes que esperavam este cuidado há muito tempo e pessoas que viveram momentos especiais aos arredores da Capela. O ato contou com a presença de autoridades municipais e das empresas patrocinadoras.

“Tudo que aconteceu nesse lugar está gravado nessas paredes, a benção dos sacerdotes, aqueles que partiram, a voz das senhoras, o canto, os pecados, as felicidades, as alegrias. Estamos extremamente felizes em poder resgatar esse lugar que é de todos e vai ser devolvido para todos. Aqui vai ter um memorial, que vai receber documentos, e estamos lutando ainda para que o asfalto também passe por essa comunidade, além de outros esforços para colocar São José entro do roteiro turístico de Farroupilha”, destacou o prefeito Claiton Gonçalves.

O Projeto visa adequar o patrimônio aos tempos atuais, para manter viva sua missão de acolher pessoas, ser um espaço de lazer, integrar a comunidade e compartilhar cultura e conhecimento. A primeira fase inclui a consolidação da obra, ou seja, a garantia da estabilidade da edificação, com a recomposição das fundações, paredes e reforço do telhado. Deve estar pronta em seis meses.

Para uma segunda etapa, está prevista a recuperação das pinturas artísticas do forro do telhado, além da integração da edificação da Escola Municipal, oferecendo espaço de sanitários e salas para exposições, bem como uma recepção.

As empresas patrocinadoras do projeto são Confeitaria Q´Delícia Ltda Cenci & Cia Ltda., Tramontina Farroupilha S/A, Indústria Metalúrgica Multinova Indústria de Embalagens Plásticas e Cooperativa Vinícola São João Ltda. O investimento é de R$ 330.057,61, via projeto LIC 001814-11.00/12-8 e R$ 93.300,00 de contrapartida do município. As obras serão realizadas pelo LMC Construções ME, empresa vencedora da licitação.

A requalificação tem significativa importância para a história da região, valorizando a história de fé e trabalho, especialmente daquelas que aqui chegaram e fizeram a terra prosperar.

Texto: Renata Parisotto

Fotos: Jonas Viega

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

 

Data de publicação: 22/06/2016