Na manhã desta sexta-feira, 16, após denúncias de moradores, a Secretaria de Meio ambiente constatou a mortandade de centenas de peixes, na Barragem da Julieta, que abastece cerca de 35% das residências de Farroupilha.

Na manhã desta sexta-feira, 16, após denúncias de moradores, a Secretaria de Meio ambiente constatou a mortandade de centenas de peixes, na Barragem da Julieta, que abastece cerca de 35% das residências de Farroupilha. As providências tomadas pelo poder público a fim de apurar as causas e solucionar o problema foram explicadas aos meios de comunicação durante coletiva de imprensa nesta tarde.

Segundo o Secretário Mikael Campeol, ao verificar os danos ambientais no local, a Prefeitura coletou a água em diversos pontos e enviou para análise, através da Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan). Uma delas, a que mede o nível de oxigênio, foi considerada normal. As demais devem levar de sete a quinze dias para ficarem prontas. Informou ainda que já houve relatos de moradores que tem açudes em suas propriedades e perceberam a mortandade, devido a troca de temperatura.

“Trata-se um grande número de peixes mortos, especialmente de tilápia. Não estamos descartando nenhuma possibilidade: algas, mudança de temperatura, esgoto, produtos químicos. Vamos averiguar as licenças de empresas que temos na Secretaria e na Fepam, afinal temos algumas localizadas no entorno, mas a princípio, nesse primeiro momento tem essa mudança de temperatura, que pode ter causado esse problema”, esclareceu.

Ainda, os órgãos ambientais como o Comando Ambiental da Brigada Militar (Patram), o setor de emergência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) o e Conselho Municipal de Meio Ambiente foram comunicados, a fim de juntamente com o poder público apurar as causas e tomar as decisões cabíveis.

O gerente da Unidade da Corsan em Farroupilha, Álvaro Moises Silveira Jacobsen, tranquiliza a população, afirmando que a água é potável e que não será necessário deixar de captar desta bacia. Além disso, nas próximas horas, os peixes mortos serão recolhidos para evitar qualquer prejuízo ao meio ambiente. Alertou ainda a comunidade não pesque e consuma peixes do local, até que se apure a situação e que novos casos sejam comunicados a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 54.3261.6932.

Texto: Renata Parisotto

Fotos: Edmilson de Arruda

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 17/06/2016