A Prefeitura de Farroupilha, juntamente com o Sebrae/RS, promove o curso Negócio Certo Rural voltado para pequenos produtores rurais e suas famílias.
A Prefeitura de Farroupilha, juntamente com o Sebrae/RS, promove o curso Negócio Certo Rural voltado para pequenos produtores rurais e suas famílias. Com ferramentas simples de gestão eles aprendem a desenvolver e melhor administrar a pequena propriedade rural. O programa tem 46 horas, sendo 2 horas de consultoria na sala de aula e 4 horas de consultoria na propriedade (de forma individual).
Em Farroupilha, as inscrições podem ser feitas até o dia 13 de junho na Secretaria de Agricultura. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, junto ao Centro de Atendimento ao Cidadão – CEAC (Rua 14 de julho, 710).
Confira abaixo o conteúdo completo do Curso Negócio Certo Rural:
Curso Negócio Certo Rural
O Negócio Certo Rural é um programa gratuito de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios rurais. Auxilia os participantes tanto na melhoria de negócios existentes como na implantação de novas atividades. O objetivo é estimular que os empreendedores rurais inovem em produtos e serviços já existentes nas propriedades e até mesmo na criação de novas oportunidades como, por exemplo, investir no turismo rural, um negócio estratégico para o campo.
Apresenta conceitos, dicas, exemplos e tarefas práticas para que o estudo seja agradável e para que o empreendedor rural possa relacionar o que está estudando com a prática de sua rotina na propriedade. As tarefas práticas envolvem a realização do diagnóstico da propriedade, identificação de novas ideias de negócio a partir de sua realidade e das potencialidades da região, buscar informações para avaliar as ideias e elaborar um plano de negócios.
A metodologia do programa foi ambientada para o universo agrícola, visando orientar o produtor a identificar áreas de investimento, analisar a viabilidade do negócio, elaborar plano de negócio e gerenciar o empreendimento. A iniciativa busca motivar os jovens para revitalizar suas propriedades rurais e/ou descobrir os empreendimentos viáveis que estão ao seu alcance, como fruticultura, floricultura, mel, piscicultura, pequena agroindústria artesanal etc.
Texto: Claudia Chiele
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 09/06/2016