O Departamento de Defesa Animal do Município de Farroupilha foi criado pela Prefeitura em 2015, com o objetivo de criar políticas públicas para animais domésticos em estado de vulnerabilidade.
O Departamento de Defesa Animal do Município de Farroupilha foi criado pela Prefeitura em 2015, com o objetivo de criar políticas públicas para animais domésticos em estado de vulnerabilidade. Desde então, vem trabalhando pela causa em diversas frentes, através do Programa de Amparo Animal. O mesmo beneficia animais tutelados por munícipes de baixa renda, instituições de proteção, protetoras independentes, animais reconhecidos como comunitários e aqueles que não possuem tutor.
Também compete ao D-DAF o controle populacional e de zoonoses, de caninos e felinos, que é exercido mediante prática da esterilização cirúrgica, ou seja, castração; Em breve, o número de procedimentos será maior com a abertura de uma Unidade de Esterilização Municipal. Ela funcionará na antiga estrutura da Unidade Básica de Saúde do bairro Cinquentenário, na Av. Prefeito Arno Domingos Busetti, 60.
Conforme a Coordenadora, Chaiane Bordignon, toda a documentação que autoriza o início dos trabalhos no espaço já foi encaminhada ao Conselho Regional de Medicina Veterinária. O local já está pronto e aguarda a chegada dos equipamentos. A Universidade de Caxias do Sul também já se colocou à disposição para auxiliar nos atendimentos. Posteriormente, a ideia é que além das castrações, a unidade preste atendimentos ambulatoriais, com acompanhamento continuo de ocorrências de maus tratos juntos ao departamento, bem como fiscalizações e orientações.
Além disso, a Prefeitura, já disponibilizou um veículo para efetuar resgates, atendimento e apoio às instituições que atuam na causa e formalizou a doação de dois hectares para a construção do Centro de Amparo Animal, o qual será custeado integralmente por um doador local, numa parceria público-privada.
Na tarde desta segunda-feira, 23, uma reunião com as protetoras do município foi realizada, a fim de debater diversos assuntos. Um deles foi a parceria do poder público com a ONG Dos Peludos, que hoje abriga 240 animais. Uma das primeiras ações será a Cãominhada, no dia 19 de junho, juntamente com uma Feira de Adoção do município, com animais da ONG e de protetores da cidade. Para isto, as pets e clínicas locais estão disponibilizando e se voluntariando para preparar os bichinhos, os quais aguardarão por lares que os recebam com carinho e afeto. Eles serão banhados, tosados e receberão atendimento, sem custos à ONG ou à municipalidade.
Um doador, sensível à causa, financiará a impressão 1000 informativos sobre a guarda responsável e 1000 gibis com conteúdo didático, que será destinada a crianças e jovens do bairro São José, que tem grande incidência de abandono e de elevado índice de natalidade de cães. Estas mesmas crianças e jovens constituíram o grupo intitulado “Patrulheiros Voluntários”, composto por 120 integrantes, meninas e meninos, que ajudarão na tarefa de educação, combate aos maus-tratos e abandono.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Fotos: Edmilson de Arruda
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 24/05/2016