As comunidades do interior e da área urbana de Farroupilha receberam boas notícias na tarde desta segunda-feira, 11.
As comunidades do interior e da área urbana de Farroupilha receberam boas notícias na tarde desta segunda-feira, 11. A Prefeitura assinou a ordem de serviço para o início de obras do Programa de Asfaltamento Rural e capeamento asfáltico da Rua Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro. O ato oficial aconteceu no Salão Nobre do Centro Administrativo Avelino Maggioni e contou com a presença de autoridades do Executivo, Legislativo, moradores, empresa Toniolo Busnello – vencedora da licitação, entre outros.
Neste ano serão feitos inicialmente 8 quilômetros de asfalto nas seguintes localidades Linha Jansen/ Rio Branco, Linha 47, Linha Amadeo, Linha 80, Burati, Linha Caçador, Linha São João e Capela São Luiz. As obras priorizam as áreas de maior concentração de agricultura familiar, com o intuito de aumentar a produção, o fluxo turístico, além de incluir as propriedades em iniciativas de agroturismo.
Valdecir Colcenti, da Comissão de Asfalto da Comunidade de Rio Branco, a primeira ser pavimentada, destacou a importância do esforço de todos um para tornar o asfaltamento uma realidade, esperada há muito tempo. “É tão gratificante estar aqui e pensar que há três anos atrás, quando se falou pela primeira vez, parecia tão distante. Eu dizia, vamos acreditar e felizmente está acontecendo. O Prefeito, com os secretários fizeram esforço grande, assim como cada uma das nossas comunidades. Quero dizer que não foi um trabalho político, foi uma coisa de organização, se fosse político, outros lugares teriam sido beneficiados e não seria pra comunidades tão pequenas. Eu não acredito que tenha governo que vai parar de fazer asfalto rural. Nós vamos continuar vendo outras comunidades sendo beneficiadas”, comemorou.
A Prefeitura é a responsável pelo alargamento das estradas, retificação, drenagem e colocação da massa asfáltica. Já a comunidade, participou com a base de brita graduada. O investimento gira em torno dos R$ 2,8 milhões e as obras iniciam na próxima segunda-feira, 18 de abril. A previsão é que todos os trechos estejam prontos em seis meses.
“ Quero cumprimentar o Prefeito, que desde antes do primeiro dia de governo já estava inquieto com essa questão do asfalto. Nosso município é rico, tem agricultura forte e nós não estávamos vendo esse desenvolvimento nas estradas, então ali começou a inquietude, passando pelos secretários, e partir desse momento entraram as associações de cada localidade. Vocês estão de parabéns, pois foram insistentes, se não tivesse esse trabalho seria mais difícil. Obrigado por terem se desmobilizado, por colocarem sua parte, que é muito importante nesse processo”, falou o Secretário de Obras e Trânsito, Vandré Fardin.
O Prefeito Claiton Gonçalves falou sobre o trabalho conjunto e a relevância de se fazer uma boa gestão de recursos. “ Uma prefeitura é muito mais que a política que ela faz, é trabalho, é realização. Se for só política, ela não constrói nada e nós vamos ter a cidade empobrecida em relação a outras. Estamos com 40 máquinas e veículos novos, uma renovação gigante do parque de máquinas e a partir disso tivemos condição de trabalhar leitos de vias. Quero dizer também que só existe a possibilidade de cumprir programas municipais com a parceria. Hoje estamos trazendo essa melhor condição, pois vocês se mostraram dispostos. Muitas vezes, perderam prazo, produção, condição financeira, por falta de boa estrada, internet, telefonia. A estrada nós vamos resolver agora e o restante vamos continuar trabalhando”.
Já na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 700 metros receberão capeamento asfáltico, a partir do entroncamento com a Rua Independência até a Rodovia. A verba investida é de R$ 580 mil. Os trabalhos começam na terça-feira, 19 de abril, e devem levar 30 dias.
Texto: Renata Parisotto
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 11/04/2016