A Prefeitura Municipal inaugurou na manhã deste sábado, 19, as obras de revitalização do Salto Ventoso, um dos mais belos pontos turísticos de Farroupilha.
A Prefeitura Municipal inaugurou na manhã deste sábado, 19, as obras de revitalização do Salto Ventoso, um dos mais belos pontos turísticos de Farroupilha. As obras foram realizadas pela Prefeitura com recursos provenientes de emenda parlamentar do Deputado Federal José Germano e contrapartida do município. Para deixar o local totalmente revitalizado foram investidos mais de R$ 430 mil.
A partir desta data, os visitantes poderão conferir as diversas melhorias. Entre elas a pavimentação das trilhas, a passagem metálica na parte inferior da cascata, novos bancos, lixeiras e um amplo trabalho de paisagismo. Além disso, foram colocadas 50 placas informativas e de sinalização. Nelas estão dados sobre a história, filmes que utilizaram o local como cenário, espécies de plantas e orientações aos visitantes.
Na oportunidade, o morador da comunidade e também Presidente da Associação Pró-asfaltamento entre Nova Sardenha e Linha Muller, Edson Borsoi falou da alegria em ver um sonho tornando-se realidade. “Hoje, eu e todos os moradores dessa região vivemos um momento único e histórico. O Salto ventoso é um novo lugar e graças ao investimento do Poder Público poderemos receber eventos importantes aqui. Só hoje, mais de 1300 atletas passaram pelas nossas trilhas, pelas nossas casas e contemplarão as belezas desse lugar. Com a realização desse sonho só podemos agradecer a Prefeitura e toda equipe que fez com que isso acontecesse. ”, comemorou.
O Secretário de Planejamento, Deivid Argenta destacou o empenho da equipe, que trabalhou para oferecer segurança a todos os visitantes. “Não queremos mais que o Salto Ventoso seja um balneário ou apenas um local de visitação. Queremos mais, queremos oferecer um espaço de lazer, de esporte, de contemplação e acima de tudo que possa ser prestigiado por cada um que passar por aqui com segurança. Plantamos um trabalho sério e de dedicação e hoje colhemos os bons frutos, através do reconhecimento de todos vocês”.
“Esta obra é resultado de um prefeito visionário e de uma equipe responsável, sempre comprometida em entregar o melhor para comunidade farroupilhense. Desde o início do planejamento deste projeto, procuramos pensar em tudo. Queríamos oferecer um espaço agradável às famílias que passam os finais de semana, aos adoradores de esportes radicais e ao nosso turista. Foi assim que chegamos a esse resultado satisfatório que agrada a todos que passam por aqui. A partir desse momento, temos a certeza que os filhos dessa terra terão ainda mais orgulho desse lugar”, comentou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Fabiano Piccoli.
O Chefe do Executivo agradeceu a sua equipe de trabalho e em especial a comunidade, protagonista desta conquista. ”Essa obra que entregamos hoje para todos vocês é resultante da vontade, do trabalho e da vocação desse povo. Isso que hoje vocês apreciam aqui nasceu do anseio popular das pessoas dessa terra. Como prefeito, sei que estamos aqui de passagem, mas com certeza nosso trabalho permanecerá em cada obra realizada e isso deixará marcas na história de Farroupilha.”, destacou.
Para manter a nova estrutura, a empresa responsável por administrar o Parque cobrará o valor de R$ 8,00 por pessoa. Do valor arrecadado, 85% ficará com a empresa, sendo ela responsável pela limpeza, manutenção, segurança, oferta de seguro de vida para todos os visitantes e o reinvestimento no local, através da oferta de produtos e serviços. Todas essas diretrizes – de curto, médio e longo prazo – estão previstas no Plano de Manejo, elaborado pela Prefeitura em conjunto com a Atuaserra e serão fiscalizadas por uma comissão. Os outros 15% da receita de bilheteria vão para o Fundo Municipal de Turismo.
O Parque funcionará de terça a domingo, das 9h às 18h. Ao longo do tempo, demais atividades devem ser ofertadas, como a prática de esportes de aventura (rapel, arvorismo, trekking), aulas de educação ambiental, memorial. Todas modalidades com valores específicos. Vale lembrar que o local é destinado ao lazer, mas não a balneabilidade.
Texto: Clariana Zanatta
Fotos: Edmilson de Arruda
ass.imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 19/03/2016