Esporte e solidariedade entraram em quadra na noite desta terça-feira, 16, em Farroupilha.

Esporte e solidariedade entraram em quadra na noite desta terça-feira, 16, em Farroupilha. O jogo de voleibol beneficente, em prol da Farmácia Solidária aconteceu no Ginásio do Colégio Nossa Senhora de Lourdes e teve como objetivo chamar a atenção para a importância de ajudar no tratamento de saúde de pessoas carentes através da doação de remédios não mais utilizados, além de reduzir o desperdício e diminuir o descarte incorreto no meio ambiente. A organização foi dos Gabinetes do Prefeito e da Primeira Dama.

“Superou as nossas expectativas, ainda não contabilizamos o número de medicamentos doados, mas percebi que tinham caixas de remédios novas, o que demonstra o empenho das pessoas em ajudar. Foi uma ação superpositiva”, avalia a Primeira Dama, Francis Somensi, que coordena o projeto.

O evento contou com a participação de atletas da região, que tiveram importante participação no crescimento do voleibol gaúcho, como Fernando Rabello, Rafael Fantin (Dentinho), Marcelo Bertuol, Ronaldo Henrique (Royal) e Paulão, ex-jogador da Seleção Brasileira.

O primeiro jogo foi entre os times Amigos da Farmácia Solidare e Amigos da Imprensa, sendo que a vitória por 2 sets a 0 ficou com o time da farmácia. Logo depois, entraram em quadra os times dos Prefeitos Claiton Gonçalves, de Farroupilha, e Guilherme Pasin, de Bento Gonçalves. A cidade vizinha levou a partida também por 2 sets a 0.

Farmácia Solidare

Lançada em junho de 2015, é coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. Tem como objetivos contribuir para o tratamento de saúde de pessoas carentes, reduzir o desperdício de medicamentos, diminuir o descarte incorreto no meio ambiente, evitar a automedicação e as intoxicações. Para ajudar, basta entregar os remédios nos pontos de coleta: Unidades Básicas de Saúde, sede da Prefeitura, CEAC, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Bigfer e Câmara de Vereadores.

Podem ser doados qualquer tipo de medicação, inclusive fora das caixas, desde que estejam dentro da validade. Todo material passará por triagem que avaliará também lotes e condições dos comprimidos.

Para ser beneficiado é preciso apresentar receita médica do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência de Farroupilha ou apresentar receita médica particular, comprovante de renda pessoal de até um salário mínimo e meio e comprovante de residência de Farroupilha.

Conforme Francis Somensi, que também atua como a farmacêutica responsável, o estoque está abastecido com antibióticos, anti-inflamatórios, anticoncepcionais, linha injetável, leites especiais, poli vitamínicos, anti-hipertensivos, remédios de controle especial, colírios, entre outros.

De julho a dezembro, 1115 pessoas já foram atendidas, 47 mil dispensados a farroupilhenses e cerca de 171 mil comprimidos doados à farmácia.

Texto: Renata Parisotto

Foto: Edmilson de Arruda

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 17/02/2016