É nesta terça-feira, 16, que a Prefeitura de Farroupilha promove o Jogo de Voleibol Beneficente, em prol da Farmácia Solidária. Será às 19h30, no Ginásio da Escola Nossa Senhora de Lourdes, com o objetivo é agregar esporte, entretenimento e solidaried...
É nesta terça-feira, 16, que a Prefeitura de Farroupilha promove o Jogo de Voleibol Beneficente, em prol da Farmácia Solidária. Será às 19h30, no Ginásio da Escola Nossa Senhora de Lourdes, com o objetivo é agregar esporte, entretenimento e solidariedade. A organização é dos Gabinetes do Prefeito e da Primeira Dama.
“Precisamos de ações comunitárias como essa para esclarecer como funciona a doação de remédios que estavam guardados e como isso é importante para desimpactar o meio ambiente. Para que as pessoas conheçam, nada melhor do que ligar ao um ato esportivo, que remete a saúde, ao cuidado. A ideia é difundir ainda mais a Solidare para a nossa comunidade”, explica o Prefeito Claiton Gonçalves.
Serão quatro times disputando a vitória: Amigos da Farmácia Solidária, Amigos da Imprensa, Amigos do Prefeito Claiton e Amigos do Prefeito Guilherme Pasin (Bento Gonçalves. “A nossa cidade vizinha está apoiando a iniciativa, é um município que tem ligação muito forte com o vôlei”, destaca Claiton.
De acordo com Renato Duarte, diretor do DMEL, atletas da região, que tiveram importante participação no crescimento do voleibol gaúcho estarão no jogo. “Temos ex-jogadores que estão apoiando a iniciativa, que atuaram em times como a UCS, Frangosul, Bento Vôlei, Voleisul, entre outros. Fernando Batista (Fernandão), Fernando Rabello, Rafael Fantin, o Paulão estarão aí”, explica.
Para assistir aos jogos, é preciso levar qualquer medicamento que se tenha em casa e que não seja mais ocupado. Nessa lista entram analgésicos, antibióticos, anti-inflamatórios, anticoncepcionais, entre outros. O objetivo também é arrecadar remédios para que cada vez mais pessoas possam ser beneficiadas com a iniciativa.
“Queremos manter o projeto em evidência, envolvendo principalmente a comunidade farroupilhense. Além de levar entretenimento e lazer para as pessoas, queremos envolvê-las para que se sintam parte dessa iniciativa e possam colaborar. Precisamos desse apoio da imprensa, dos farroupilhenses e posso dizer que estamos cada dia mais temos agradecido muito a todos que estão colaborando”, destaca a Primeira Dama Francis Somensi.
Farmácia Solidare
Lançada em junho de 2015, é coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. Tem como objetivos contribuir para o tratamento de saúde de pessoas carentes, reduzir o desperdício de medicamentos, diminuir o descarte incorreto no meio ambiente, evitar a automedicação e as intoxicações. Para ajudar, basta entregar os remédios nos pontos de coleta: Unidades Básicas de Saúde, sede da Prefeitura, CEAC, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Bigfer e Câmara de Vereadores.
Podem ser doados qualquer tipo de medicação, inclusive fora das caixas, desde que estejam dentro da validade. Todo material passará por triagem que avaliará também lotes e condições dos comprimidos.
Para ser beneficiado é preciso apresentar receita médica do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência de Farroupilha ou apresentar receita médica particular, comprovante de renda pessoal de até um salário mínimo e meio e comprovante de residência de Farroupilha.
Conforme Francis Somensi, que também atua como a farmacêutica responsável, o estoque está abastecido com antibióticos, anti-inflamatórios, anticoncepcionais, linha injetável, leites especiais, poli vitamínicos, anti-hipertensivos, remédios de controle especial, colírios, entre outros.
De julho a dezembro, 1115 pessoas já foram atendidas, 47 mil dispensados a farroupilhenses e cerca de 171 mil comprimidos doados à farmácia.
Texto: Renata Parisotto
Foto Farmácia Solidare: Edmilson de Arruda
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 15/02/2016