Não haverá atendimento na Prefeitura de Farroupilha (Centro Administrativo e CEAC), com exceção de alguns serviços essenciais, nos dias 8 e 9 de fevereiro, respectivamente segunda e terça-feira de Carnaval, e na manhã da quarta-feira de Cinzas.

Não haverá atendimento na Prefeitura de Farroupilha (Centro Administrativo e CEAC), com exceção de alguns serviços essenciais, nos dias 8 e 9 de fevereiro, respectivamente segunda e terça-feira de Carnaval, e na manhã da quarta-feira de Cinzas. Os serviços voltam a ser prestados normalmente ao meio-dia do dia 10. O ponto facultativo está de acordo com o Decreto N.º 5.981, de 12 de janeiro de 2016.

O setor administrativo da Associação Farroupilhense Pró- Saúde e as Unidades Básicas também estarão fechadas no mesmo período, retomando o expediente às 13h.

O Albergue Municipal, localizado na Rua 14 de Julho, 870, funcionará normalmente, das 19h às 7h. As demais unidades ligadas a Secretaria de Assistência Social e Cidadania seguem o decreto.

A coleta de lixo, assim como varrição e capina em Farroupilha não sofrem alterações, seguindo em seus horários habituais.

A Piscina Pública, no Complexo do Parque dos Pinheiros atende normalmente. Quem já estiver com carteirinha e exame médico em dia pode frequentar o local das 9h30 às 12h e das 14h30 às 19h.

Orientações para o Carnaval:

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, orienta que são necessários alguns cuidados básicos para se manter longe dos riscos e curtir o feriado de forma saudável.

– Regras básicas como lavar as mãos antes de comer e depois de ir ao banheiro são importantes, pois além de garantir a segurança podem evitar a ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos.

– A hidratação é condição essencial para enfrentar o calor. Abusar de água e sucos está permitido. Mas a água, quando contaminada, é um dos principais meios de transmissão de doenças. Por isso, procure observar se a água usada é potável ou tratada. Em caso de dúvidas sobre a procedência dos líquidos, picolés, sorvetes e gelos usado nas bebidas, dê preferência aos produtos industrializados.

– Em restaurantes, buffets e lanchonetes, atente-se às condições de higiene dos estabelecimentos. Um lugar limpo e organizado demonstra cuidado com a qualidade.  Os manipuladores de alimentos devem usar proteção no cabelo, como redes ou toucas.

–  Em restaurantes do tipo self-service, observe se os alimentos são mantidos quentes e se há barreira de proteção no balcão de distribuição.

– Repare se os alimentos crus e cozidos estão armazenados em recipientes tampados e separados.

Fonte: www.anvisa.gov.br

Texto: Renata Parisotto

Foto: Edmilson de Arruda 

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 03/02/2016