A Ecofar – Empresa Farroupilhense de Saneamento e Desenvolvimento Ambiental-, já começou a operar no município, após a finalização do contrato com a empresa Farroupilha Ambiental.
A Ecofar – Empresa Farroupilhense de Saneamento e Desenvolvimento Ambiental-, já começou a operar no município, após a finalização do contrato com a empresa Farroupilha Ambiental. As atividades nesta sexta-feira, 29, iniciaram com a coleta seletiva e operação no aterro sanitário e, na segunda-feira, começam os serviços de varrição e capina. De acordo com o Diretor Geral de Operações, Paulo de Castro, todas as mudanças ao longo do ano, como a reformulação dos contêineres, serão informadas à população com antecedência, através de campanhas de conscientização.
Além do novo visual, a comunidade perceberá uma importante mudança. Os caminhões de coleta funcionam de forma diferente, permitindo a separação dos materiais seletivos e orgânicos, uma das principais reivindicações dos moradores. Para melhorar ainda mais o serviço, em breve um local de atendimento será aberto ao público no centro da cidade.
De economia mista, sendo 99% pública e 1% privada, a empresa é a responsável pela execução de obras e serviços de limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e saneamento básico em geral, incluindo a realização de estudos, pesquisas e projetos, assim como a comercialização desses serviços e dos benefícios. Para o funcionamento da Ecofar serão necessários inicialmente R$ 550 mil mensais. A intenção é qualificar a coleta das 1200 toneladas de lixo geradas mensalmente no município e o sistema de tratamento do chorume.
A nova empresa ocupa a estrutura já existente e herdou ainda o mobiliário, cinco caminhões, uma esteira e os contêineres de coleta. A equipe de trabalho foi absorvida, assim como foram realizados novos contratos emergenciais.
Texto: Renata Parisotto
Foto: Edmilson de Arruda
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 29/01/2016