A Prefeitura de Farroupilha reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 20, com líderes comunitários para tratar sobre a grande incidência de mosquitos borrachudos, em especial no interior do município.

A Prefeitura de Farroupilha reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 20, com líderes comunitários para tratar sobre a grande incidência de mosquitos borrachudos, em especial no interior do município. No encontro, no Salão Nobre da Prefeitura, os participantes puderam conhecer uma comissão especial, composta por servidores das Secretarias de Saúde, de Meio Ambiente e de Agricultura, do Orçamento Participativo e da Associação Farroupilhense Pró-Saúde, que se dedicará ao combate do inseto.

“Estamos preocupados com essa questão. Agora não adianta falar do passado, precisamos de uma ação forte, inclusive, intermunicipal. Vamos aproveitar esse período de estiagem, que os rios estão menores e aplicar de forma emergencial o BTI. Mas, hoje, estou me comprometendo a organizar esta equipe para trabalhar de forma científica, indo além da aplicação de um larvicida”, destacou o Prefeito Claiton Gonçalves.

Logo após a reunião, a maioria das comunidades recebeu o BTI, larvicida biológico de combate ao borrachudo. A primeira aplicação em arroios será neste sábado, 23. As próximas acontecem nos dias 06 e 20 de fevereiro. Na oportunidade, o servidor público Marcos Antonio da Silva passou orientações sobre a aplicação do produto.

De acordo com a Secretária Gloria Menegotto, nesse momento será realizada uma força-tarefa. Porém, para as reaplicações os líderes das comunidades devem receber o BTI em suas casas e treinamento adequado. Além disso, um cronograma com todas as datas e informações pertinentes será amplamente divulgado e os município vizinhos serão contatados para juntos atuar na questão.

Texto: Renata Parisotto

Fotos: Edmilson de Arruda

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 21/01/2016