Na manhã desta quinta-feira, 07, a Prefeitura Municipal realizou o Café da Manhã com a Imprensa e lançou oficialmente a Campanha de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti.
Na manhã desta quinta-feira, 07, a Prefeitura Municipal realizou o Café da Manhã com a Imprensa e lançou oficialmente a Campanha de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. A iniciativa que traz o tema “Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer” vai percorrer os bairros e através de mutirões orientar, controlar e eliminar possíveis criadouros de reprodução da larva.
A primeira ação será realizada neste sábado, 09, no bairro São José, das 07h30 às 13h. Os moradores devem retirar todos os criadouros que acumulam água e colocar em frente as casas até às 08h. Os materiais serão recolhidos por um caminhão da Secretaria de Obras e Trânsito até às 13h. As casas que não separarem materiais serão acessadas pelos agentes de combate. Em caso de chuva a ação será transferida para o próximo sábado, 16.
Ainda em seu período de férias, o Prefeito Municipal Claiton Gonçalves participou do encontro e destacou que a ação começa dentro da própria administração. “Estaremos passando um pente fino em terrenos e locais públicos para eliminar qualquer criadouro. Estamos falando de um vírus que traz sérias complicações. Uma cidade livre da dengue atrai turistas, desenvolve a economia e principalmente traz segurança para toda comunidade. ”, comentou.
O prefeito em exercício Pedro Pedrozo salientou a ação que será realizada neste sábado. “Hoje à noite, às 19h, faremos uma reunião com os moradores do bairro São José para explicar como será a ação de sábado. Teremos representantes dos clubes de futebol, do clube de mães, de associações, de igrejas e outros membros importantes da comunidade. Nós queremos e precisamos que a população esteja ao nosso lado nessa luta!”.
Conforme a Enf.ª Paulina Guisso, somente através de visitas em residências e terrenos baldios que é possível constatar locais de risco. “Ao encontrar recipientes com água parada, o material é examinado. Se houverem larvas elas são coletadas e encaminhadas para o laboratório. Após a análise é possível constatar se trata-se do mosquito transmissor ou não. ” Sobre o tratamento Paulina explica que é feito através de produto químico. “Nos pontos de água parada utilizamos larvicida, produto que destrói as larvas. Já em terrenos baldios os objetos pequenos são recolhidos e os maiores são furados para água escoar. Além de todo trabalho de vistoria e controle é importante que as pessoas estejam informadas, quanto aos riscos e cuidados que devem ter. Precisamos abraçar a iniciativa da Prefeitura e a partir disso combater o mosquito. ”, enfatizou.
É importante lembrar que a equipe realiza o trabalho uniformizada com colete e bolsa na cor caqui, além de crachás com foto identificando a função exercida. Qualquer dúvida ou receio de receber os agentes, o morador pode entrar em contato pelo telefone 54.9916 1459 e conferir o roteiro. Os próximos mutirões estão agendados para 23 de janeiro no bairro Primeiro de Maio e 06 de fevereiro no bairro Vicentina: lugares que apresentaram focos de dengue em 2015.
Pertencem a Comissão Especial de Controle e Combate à Dengue em Farroupilha, as Secretarias de Saúde, Agricultura, Educação, Meio Ambiente e Obras e Trânsito, a Coordenadoria do OP, a Ecofar e a Associação Pró-Saúde.
Texto: Clariana Zanatta
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Fotos: Edmilson de Arruda
ass.imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 07/01/2016