Nesta quinta-feira, 10, o Poder Executivo homenageou pessoas e entidades que cultivam e enaltecem a cultura italiana na região.

Nesta quinta-feira, 10, o Poder Executivo homenageou pessoas e entidades que cultivam e enaltecem a cultura italiana na região.  O evento aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e fez parte das comemorações alusivas aos 140 anos da Imigração Italiana no RS, do qual Farroupilha é o Marco Zero.

Receberam as Placas, Elário Vagner, Grupo Nani, Mari Teresa Ardigó Miorelli, Mário Bianchi, Padre Alcindo Trubian, Ricardo Ló, Zélia Zucco Galafassi e Grupo RBS. Confira um pouco da história dos homenageados:

Elário Wagner :  nascido em 24 de janeiro de 1964, em Arroio do Tigre, é presidente da Liga Municipal de Bocha Tiro e Ponto. Ele veio para Farroupilha em 1989 para trabalhar em uma empresa calçadista. Atualmente é supervisor em um posto de combustíveis da cidade. Wagner é casado e tem dois filhos. Começou a jogar com 15 anos em sua terra natal, incentivado pelos familiares. Hoje seus filhos, Cristiano e Luana, 26 e 19 anos respectivamente, já praticam o esporte junto com o pai e o auxiliam na organização do campeonato Municipal de Bocha Tiro e Ponto.  A bocha é um esporte muito popular entre os descentes de italianos. Foi trazida da Itália para o Rio Grande do Sul através os imigrantes.  Farroupilha conta com 15 equipes de bocha, com uma média de 15 jogadores por equipe, ou seja, mais de 200 atletas praticantes.

Grupo Nani: Antoninho Tumelero, nascido em 26 de julho de 1961, na Linha Jacinto, 2 º distrito de Farroupilha, é casado e tem dois filhos. O agricultor é neto de imigrantes italianos que vieram da Itália em 1921. Ele e seus irmãos ainda mantem o hábito de conversar no dia a dia no dialeto. É um dos fundadores do Grupo Náni, que se dedica no resgate da Cultura Italiana. O grupo surgiu em 2007 com apenas dois integrantes. Na época poucos acreditavam naquele trabalho, mas os fundadores foram insistentes. Se ofereciam para realizar apresentações de forma gratuita em eventos. Atualmente o grupo tem cerca de 20 integrantes, todos descendentes de italianos. Em suas apresentações mostram ao público o canto em dialeto, danças antigas, Jogo da mora, contam piadas no dialeto, jogam carta e bocha e confeccionam cestas de vime e chapéus de palha (dressa).

Mari Teresa Ardigó Miorelli : nascida no dia 13 de agosto de 1950, em Caxias do Sul, onde reside atualmente, tem uma importância fundamental no ensino do idioma italiano em Farroupilha. Filha de pais estrangeiros que vieram da Itália em 1948, tem a cultura e o idioma da Itália como parte de sua vida. Desde 1995 Mari atua em Farroupilha como instrutora do idioma italiano no Círculo Cultural Ítalo Brasileiro, ensinando também a cultura e a cidadania daquele país, para ampliar e enriquecer os conhecimentos dos alunos. Ainda em Farroupilha, colaborou com o Museu Casa de Pedra na área de preservação patrimonial, com orientações técnicas e de conservação das peças que fazem parte do acervo do Museu.

Mário Bianchi : Nasceu no dia 24 de fevereiro de 1928, na cidade de Milão, Itália. Chegou ao Brasil no ano de 1951. Iniciou seus trabalhos na Tramontina Farroupilha na década de 70, com a função de superintendente. Com dedicação, ajudou a transformar o Grupo Tramontina em referência mundial na fabricação de utensílios domésticos, ferramentas entre outros, oportunizando empregos e renda para o nosso município. Em 2009 recebeu o título de Cidadão Honorífico de Farroupilha, da Câmara de Vereadores. Sua formação acadêmica é em engenharia mecânica. É casado com a Sra. Ruth Bianchi e pai de Ricardo, Giuliano, Jacyra e Suzana.

Padre Alcindo Trubian: N asceu em 5 de março de 1937 em Farroupilha. Foi ordenado sacerdote em 31 de janeiro de 1972, por Dom Benedito Zorzi, na Igreja Matriz de Farroupilha.  Entre tantos feitos deste sacerdote descendente de italianos, estão: a Rádio Miriam, que no ano de 1989, foi assumida pela Diocese de Caxias do Sul, remodelando sua aparelhagem e dependências e aumentando sua potência; promoveu em 1990 o VIII Encontro Nacional de Reitores de Santuário; realizou e concluiu melhorias importantes no complexo do Santuário. Atualmente é membro da equipe dos Sacerdotes do Santuário de Caravaggio e Superintendente da Rádio Miriam.

Ricardo Ló: nascido em 16 de maio 1951, em Mundo Novo, 3º distrito de Farroupilha, é um comunicador que difunde a cultura italiana através do rádio há mais de 40 anos. Já passou por emissoras de Flores da Cunha, Garibaldi e Farroupilha, onde atua no momento. Desde 1993 apresenta na Rádio Miriam o programa Come no antri no ghene altri , que resgata e mantem a cultura dos descendentes italianos através de músicas, história do município e demais curiosidades. É um programa dominical, com 1h30 de duração, todo ele apresentado em Talian, dialeto Vêneto certificado com o título de “Língua de Referência Cultural Brasileira” e reconhecido como “Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil”. Ricardo foi o mentor e fundador da Associação Nei Tempi del Filó, oficialmente fundada em maio de 2002.

Zelia Zucco Galafassi : nasceu em 06 de fevereiro de 1961 em Caravaggio, onde vive até hoje. É casada com Zudir Galafassi e tem três filhos: Rudinei, Andrielli e Francieli. Todos atuam no Restaurante e Hotel Bem Te Vi, há 31 anos no mercado de gastronomia e situado num local privilegiado, em frente ao Santuário de Caravaggio. Em 1983 o casal abriu uma pequena lancheira na casa onde morava, no início da Avenida Dom José Barea. Com o passar do tempo os frequentadores passaram a solicitar comidas quentes. Abriram então o restaurante Bem Te Vi. Em 2000 construíram um novo e amplo espaço, onde o restaurante funciona atualmente.  Com o significativo número de visitantes todos os anos no Santuário de Caravaggio, foi realizada uma pesquisa para levantar as necessidades dos romeiros. Foi apontada a falta de um local para hospedagem. Então, no ano de 2010 foi inaugurado o Hotel Bem Te Vi.

Grupo RBS – Lançou em 2015, o projeto Italianos da Serra, em homenagem aos 140 anos da Imigração Italiana na Serra Gaúcha. Uma série de ações multimídia contou essa história e também homenageou personalidades em alguns segmentos , entre eles o Grupo Nani e o Padre Alcindo Trubian.

Lançamento do Projeto de Restauração do Prédio da Estação Férrea

Logo após, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Farroupilha apresentou o projeto de restauração do Prédio da Estação Férrea Nova Vicenza, espaço que abrigará a nova sede da entidade. A CDL teve a iniciativa de adotar o local, participando de um processo de concorrência licitatória.

Conforme os dirigentes da CDL o objetivo é zelar pelo patrimônio histórico, mantendo as características originais, mas modernizando e revitalizando a estrutura física e seu entorno. A ideia é criar também um ambiente de socialização e convivência para a comunidade. Instalada no local, a Câmara também passará a oferecer um novo serviço, o Centro de Informações ao Turista (CIT).

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 11/12/2015