A Prefeitura de Farroupilha investe cada dia mais em educação.

A Prefeitura de Farroupilha investe cada dia mais em educação. Prova disso, é uma das mais importantes iniciativas tomadas pela administração municipal para facilitar o acesso de jovens e adultos ao ensino superior: a criação de Lei nº 3973/2013, que garante a gratuidade das passagens intermunicipais para estudantes da primeira graduação em faculdades e universidades.

Conforme a Secretaria de Gestão e Governo, já foram repassados R$ 2,9 milhões a Associação Farroupilhense de Estudantes Intermunicipais (AFEI), que por sua vez, efetiva o pagamento às empresas que transportam os alunos. São cerca de 1.100 pessoas beneficiadas todo o semestre. O gráfico abaixo ilustra o aumento do incentivo municipal.

Alex Gobatto, farroupilhense que cursa o 9º semestre de Engenharia Civil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), é um dos beneficiados pelo projeto. Para ele, a gratuidade está sendo fundamental para a formação acadêmica: “Ajuda, e muito, a investir na realização de mais disciplinas, fazendo com que possa acabar o curso em menos tempo. Além disso, incentiva as pessoas a estudarem, afinal muitos deixam de estudar pelo alto custo com a própria faculdade e com os meios de locomoção. Hoje podemos investir o dinheiro que iria para pagar o deslocamento, na própria pessoa. Por exemplo, o que eu pagava de transporte, hoje invisto no aprendizado de uma outra língua. Isso faz muita diferença no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo. ”, explica o futuro engenheiro.

O Prefeito Claiton Gonçalves ressalta que essa é mais uma das formas de valorizar as pessoas e enriquecer o município com a tecnologia que está nesses novos profissionais: “Esse é o foco do nosso governo. É dentro desse conceito que procuramos reforçar o que tem a terra tem de melhor. O jovem, tanto da cidade, como o que vive na área rural, precisa passar pela formação universitária para chegar à inovação. E ter esse respaldo no pagamento do transporte, muitas vezes representa fazer mais uma ou duas disciplinas. Assim, a formação chega mais rápido, juntamente com a inovação para a nossa cidade”, conclui.

As passagens são gratuitas para todos que fazem a primeira graduação, não contemplados por programa estadual, em um raio de duzentos quilômetros, considerando os trajetos de ida e volta. Em contrapartida, os estudantes participam de projetos e eventos do município conforme disponibilidade, organizados pela Associação.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 17/11/2015