Fotos: Edmilson de Arruda/Assessoria de Imprensa e Comunicação Social Farroupilha foi agraciada na noite desta terça-feira, 10, com o Prêmio Gestor Público Especial 2015, maior honraria do evento de mesmo nome, que avalia e reconhece publicamente os ...

Fotos: Edmilson de Arruda/Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Farroupilha foi agraciada na noite desta terça-feira, 10, com o Prêmio Gestor Público Especial 2015, maior honraria do evento de mesmo nome, que avalia e reconhece publicamente os melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul. A iniciativa é da categoria dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS, representados pelo Sindifisco-RS e pela Afisvec. Neste ano mais de 80 municípios participaram, inscrevendo 170 projetos na área de educação e tecnologias.

O projeto vencedor “Educação Digital no Fazer pedagógico”, apresentado por Farroupilha, vem sendo trabalhado desde 2014, através do Programa do MEC-Proinfo. Seu principal objetivo é oferecer a educação digital aos professores da rede municipal de ensino. Para isso, diversas ações foram implantadas pela Secretaria Municipal de Educação. Uma delas foi a criação do Núcleo de Apoio tecnológico de Farroupilha (NATFAR), local onde os docentes atualizam seus conhecimentos, repassando-os de forma adequada aos alunos da educação infantil até o nono ano. O diferencial em relação a outros municípios, é que a capacitação é ofertada dentro da carga horária dos professores.

Além disso, a Prefeitura, através da Secretaria, oportuniza momentos de socialização nos encontros presenciais; propõe atividades voltadas à sala de aula como o uso da lousa digital; promove oficinas práticas, pedagógicas com softwares específicos; oportuniza fóruns de discussões, entre outras atividades.

Feliz com a conquista, o Chefe do Executivo Claiton Gonçalves, falou da satisfação em receber o Prêmio. “Nesta noite recebemos a honraria com a certeza que o destaque vai para Farroupilha e toda nossa comunidade. Com a andança deste projeto estamos qualificando professores, pessoas especiais, os grandes protagonistas desta conquista. Mais de 6 mil alunos já podem usufruir da interdisciplinaridade que as tecnologias digitais proporcionam. ”

Atualmente 90% dos professores da rede municipal passam pela formação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Para 2016 o projeto continua com a previsão de ampliação e novos equipamentos, assim como a implantação da plataforma Moodle (ambiente virtual de aprendizagem), que será disponibilizada aos alunos com o objetivo de facilitar a aprendizagem.

O evento com o tema “Proteção à infância e à adolescência” foi realizado no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS. Neste ano, 84 municípios gaúchos inscreveram 170 propostas.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 11/11/2015