Nesta quarta-feira, 28, a Casa de Cultura de Farroupilha sediará o lançamento da obra literária “70 Anos de FEB e Dia da Vitória”, do artista local, Roque Jr. O autor da obra receberá os convidados no espaço até às 20h, para a sessão de autógrafos....

Nesta quarta-feira, 28, a Casa de Cultura de Farroupilha sediará o lançamento da obra literária “70 Anos de FEB e Dia da Vitória”, do artista local, Roque Jr. O autor da obra receberá os convidados no espaço até às 20h, para a sessão de autógrafos.

O projeto foi contemplado em julho deste ano pelo Fundo Municipal de Cultura, que visa financiar iniciativas que fomentem e estimulem o desenvolvimento da cultura no município. Além deste projeto o Fundo contemplou outras três iniciativas, repassando ao todo cerca de R$ 30 mil.

  A Força Expedicionária Brasileira (FEB) marcou a História do Brasil e da própria Segunda Guerra Mundial. Nessa obra o artista relata depoimentos e transcreve informações, resultantes de diversas pesquisas no assunto.

Para o autor, “Nas sete décadas muito se perdeu, principalmente à história oral, como no 6º Batalhão de Comunicações de Bento Gonçalves-RS, na década de 70, onde haviam quase duas dezenas de pracinhas. Atualmente quem acompanha as festividades como FEBiano se resume ao seu Franscisco Pertile , de 94 anos.

Muitas histórias tombaram com esses heróis, detalhes que fazem parte de poucos relatos literários, a BIBLIEx possui algumas gravações, vários livros sobre a Segunda Guerra e a FEB. Em meu entender é muito pouco a esses que deram parte de sua vida, ou ela por inteiro, à Nossa Pátria.

Quero, nessa obra, aproximar o leitor comum, que não tenha muita, ou nenhuma, ligação com o Exército Brasileiro e também merece saber sobre os pracinhas que defenderam nossa Pátria, melhor, o mundo, contra algo que certamente transformaria a vida num caos e mesmo a morte para muitos outros moradores de nosso país e do planeta.”

Nesta obra a Canção do Expedicionário soa mais alto e relembra o grande amor que o FEBiano tinha pela sua pátria e seu desejo constante pedido a Deus, que não permitisse morrer sem que voltasse para lá, o Brasil”

Data de publicação: 27/10/2015