Mais um passo para a instalação da Central das Cooperativas da Serra Gaúcha (CENECOOP) em Farroupilha foi dado na última semana: a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) concedeu a Licença de Instalação (LI) para concentradora de sucos integr...

Mais um passo para a instalação da Central das Cooperativas da Serra Gaúcha (CENECOOP) em Farroupilha foi dado na última semana: a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) concedeu a Licença de Instalação (LI) para concentradora de sucos integrais e as obras, em São Marcos – 1º distrito, devem iniciar em breve. “O projeto contou com o apoio da Prefeitura através da criação da lei de incentivos fiscais por 10 anos e beneficiará mais de 4 mil famílias de agricultores. Parabéns para nossa cidade, mais um investimento”, ressalta o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Piccoli.

Para incentivar a cadeia produtiva da uva e do vinho – atualmente com participação de 4,81% no setor industrial da cidade – a administração municipal propôs a isenção de 50% do ICMS gerado em nos primeiros dez anos de instalação da  CENECOOP, constituída pelas Cooperativas Vinícolas São João, Garibaldi, Agroindustrial Pradense e Nova Aliança.

De acordo com o presidente da Central, Osvaldo Raimundo Conte, a evolução dos hábitos alimentares, a busca por produtos saudáveis, a vocação das pessoas que atuam na área rural em explorar a fruticultura e a possibilidade de facilitar as operações de trabalho e incentivar a agricultura familiar foram pontos que levaram à solidificação das Cooperativas.  Na primeira fase de funcionamento – em torno de cinco anos – a intenção é industrializar até 30 milhões de quilos de uva. Posteriormente devem ser incrementadas outras frutas como a maçã e pêssego. O investimento ultrapassa os R$ 40 milhões.

Conforme a Afavin, Farroupilha é o terceiro maior produtor vitivinícola do país e o maior produtor nacional de uvas moscatéis, utilizadas para elaboração de vinhos tranquilos e de espumantes finos. Também ocupa a segunda posição no Estado na produção de uvas Vitis Vinífera – para vinhos finos.

A estrutura local envolve 1.365 propriedades vitícolas, uma área de vinhedos de 3.892 hectares, conforme Cadastro Vitícola 2005/2007. São 44 estabelecimentos vinificadores, de acordo com o Cadastro Vinícola do RS.O município detém a maior área de cultivo de uvas Moscato Branco no RS: dos 776,87 hectares da casta no Estado, o município responde por 48,84%, ou seja, 379,5 hectares.

Sobre a produção vinícola, dados preliminares do Ibravin, indicam a produção, em 2011, de 31,2 milhões de litros de vinhos e derivados, correspondentes a 10 % da produção total do Rio Grande do Sul, de 318,5 milhões de litros.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 22/10/2015