Na próxima terça-feira, 22, às 19h, será lançada a obra em quadrinhos “Assim na Serra Como No Céu: A Chegada Dos Imigrantes” na Casa de Cultura de Farroupilha. O evento é aberto ao público e contará com sessão de autógrafos.
Na próxima terça-feira, 22, às 19h, será lançada a obra em quadrinhos “Assim na Serra Como No Céu: A Chegada Dos Imigrantes” na Casa de Cultura de Farroupilha. O evento é aberto ao público e contará com sessão de autógrafos.
A obra de 64 páginas conta a história das três famílias de imigrantes pioneiros – Sperafico, Radaelli e Crippa – entre 1870 e 1900 e retrata, de forma didática, as causas da imigração, a jornada para o Rio Grande do Sul até o estabelecimento dos imigrantes em Nova Milano.
A colônia Sertorina, Nova Vicenza e personagens importantes para o conhecimento da história do município, como Feijó Jr. e Luís Bugre, também estão presentes na obra. Contemplada pelo Fundo Municipal de Financiamento à Cultura – Farroupilha Cultural, a obra objetiva reforçar o título de Berço da Imigração Italiana e os 140 anos da Imigração no município de Farroupilha e região, além de valorizar a ideia de cidadania, pois a obra apresenta a cidade como personagem. O autor, Eduardo Luiz Cardoso, é o responsável pela pesquisa, roteiro, desenhos e projeto gráfico da obra.
Sobre o autor:
Eduardo Luiz Cardoso (Duda) nasceu em maio de 1974 em Farroupilha (RS). É publicitário, ilustrador e professor universitário. Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atua como publicitário desde 1994, trabalhando principalmente como diretor de arte e redator em agências de publicidade em Porto Alegre e Caxias do Sul. Como ilustrador, desenvolve personagens para marcas e embalagens, trabalha com charges e cartuns para jornais e produz ilustrações para livros infantis.É professor universitário desde 2003 nas áreas de comunicação, marketing e administração. Produziu um filme de curta-metragem de animação chamado “Os Porralocas”, o primeiro curta-metragem de animação da serra gaúcha lançado em 2004.
Fonte: Eduardo Luiz Cardoso
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 17/09/2015