A Prefeitura Municipal apresentou nesta terça-feira, 08, o Inova Farroupilha – Programa Municipal de Fomento ao Desenvolvimento Econômico.

A Prefeitura Municipal apresentou nesta terça-feira, 08, o Inova Farroupilha – Programa Municipal de Fomento ao Desenvolvimento Econômico. Através de diversas iniciativas, o cenário produtivo da cidade promete crescer de forma menos burocrática, mas responsável. Todas as medidas para alcançar esse objetivo, foram esmiuçadas pelos Secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Piccoli, de Gestão e Governo, Francis Casali, e de Planejamento, Deivid Argenta, a empreendedores, contabilistas, entidades ligadas ao comércio, poderes Executivo e Legislativo, entre outros profissionais, durante reunião no Salão Nobre no Centro Administrativo Avelino Maggioni.

Foto: Edmilson de Arruda/ Assessoria de Comunicação

“Esse é um momento especial, quando enfrentamos dificuldades diante da crise e viramos a página com o Inova Farroupilha. Uma ferramenta que viabiliza empreendimentos para que possamos voltar a produzir riquezas. O Inova Farroupilha muda Farroupilha. Estamos mudando o foco quando tiramos das costas do Prefeito o poder de decidir qual empresa virá e criamos iniciativas para que todas sejam bem-vindas”, comemorou o prefeito Claiton Gonçalves.

O Secretário Fabiano Piccoli agradeceu aos parceiros do projeto e destacou que a data é um marco para a expansão econômica do município. “Teremos um grande avanço no que tange às políticas públicas para o desenvolvimento. Um projeto coordenado pelo setor público, mas com o apoio fundamental da CICS (Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócios de Farroupilha), parceria do Corpo de Bombeiros, Sebrae, escritórios de contabilidade e servidores municipais”. “Isso é fruto da grande vontade do Prefeito e de sua equipe em facilitar a vida de quem pretende empreender. São sugestões de alterações de leis, de fluxos, um simplificador de processos e da própria legislação”, explicou o Secretário Francis Casali.

No conjunto de ações propostas estão as alterações na Lei Geral do Município, no Plano Diretor, no Código de Edificações, no Marco Zero, na Redesim, a reestruturação da Junta Comercial, além de Projetos de Lei para incentivos fiscais, para licença ambiental simplificada e novo fluxo para liberação de alvarás. Na ocasião, também foi apresentado o material “Perfil Socioeconômico”, que exibe diversos aspectos de Farroupilha como índices de qualidade de vida, educação, saúde, segurança, infraestrutura, entre outros; e as ações futuras que complementarão o Inova Farroupilha, como investimentos em georreferenciamento, licitação de sistema de gestão, criação do Alvará Digital e Termo de Cooperação Técnica com o Corpo de Bombeiros para facilitar emissão de PPCI. Todas as alterações serão enviadas a Câmara de Vereadores nesta semana.

Confira todas as mudanças propostas aqui.

Texto: Renata Parisotto

Edição Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 08/09/2015