Fotos: Clic Soledade Um grande público prestigiou a Edição de Ouro do Festival Gaúcho e Gastronômico de Arte e Tradição (FEGGART), encerrado nesse domingo (26).
Fotos: Clic Soledade
Um grande público prestigiou a Edição de Ouro do Festival Gaúcho e Gastronômico de Arte e Tradição (FEGGART), encerrado nesse domingo (26). Decorridos 19 anos desde a última edição do evento em Farroupilha, ele retorna ao município em um novo formato, matando a saudade de muitos e mostrando que continua vivo e faz parte da história do Rio Grande do Sul.
Ao longo dos três dias, 1.354 artistas estiveram no Parque Cinquentenário para participar das provas artísticas: danças tradicionais, chula, declamação, interprete solista vocal e trova. Soma-se a isto o público visitante, que compareceu em grande número, lotando os locais onde aconteciam as provas, a Multifeira “Potencialidades do Sul” e o Salão Gastronômico.
Tiago Ilha, presidente do FEGGART, afirma que todas as expectativas projetadas foram alcançadas. “A nossa avaliação é muito positiva, o FEGGART está no DNA do Farroupilhense, prova disso foi o estrondoso número de pessoas que participaram da nossa edição, que coroou a cidade de Farroupilha e o Rio Grande do Sul com o renascimento de mais um festival que certamente será muito importante para o Estado nos próximos anos. E se bateu saudade, o FEGGART está de volta”, aduziu.
O vice-prefeito Pedro Pedrozo, que também foi um dos embaixadores do evento, disse ser uma honra e um compromisso ter esta deferência. “Farroupilha não quer e não deve ser o maior Festival, mas temos a pretensão de que seja um evento especial. Nós somos a bombonera do tradicionalismo, aqui se sente o respirar da plateia, a energia guardada de um povo e eu agradeço em nome de todo o Rio Grande do Sul tradicionalista que veio beber das suas origens e nos dar a honra de compartilhar três dias de alegria”, salientou.
Por fim, o prefeito Claiton Gonçalves disse que todos puderam matar a saudade, que era grande. “Depois de quase 20 anos abraçamos novamente este movimento cultural de expressão gaúcha, de encontro com a gastronomia, com a arte e tradição. Farroupilha está de braços abertos para continuar com FEGGART e trazer de tempo e tempo este povo maravilhoso para cultuar o que é do Rio Grande do Sul”, concluiu.
A Edição de Ouro do Festival Gaúcho e Gastronômico de Arte e Tradição (FEGGART) aconteceu de 24 a 26 de julho, no Parque Cinquentenário, em Farroupilha/RS. O patrocínio foi das Lojas Colombo, Crediare, Tramontina e DiCapri Hotel, com apoio do MTG, 25ª Região Tradicionalista, Querência da Poesia Xucra, AM9 Produções, PDoze Feiras e Eventos, e realização da Prefeitura de Farroupilha, CTG Chilenas de Prata e demais entidades tradicionalistas de Farroupilha.
Texto: Maurício Orsolin
Data de publicação: 27/07/2015