Fotos: Edmilson de Arruda/ Assessoria de Comunicação Após aprovação na Câmara Municipal de Vereadores na última terça-feira, 09, o Plano Municipal de Educação (PME) foi sancionado pelo Prefeito Claiton Gonçalves nesta manhã.

Fotos: Edmilson de Arruda/ Assessoria de Comunicação

Após aprovação na Câmara Municipal de Vereadores na última terça-feira, 09, o Plano Municipal de Educação (PME) foi sancionado pelo Prefeito Claiton Gonçalves nesta manhã. “Esse documento contém inovações que vão abrir um novo momento do setor educacional em Farroupilha. Esse é um momento especial.”, comemorou o chefe do Executivo, acompanhado da Secretária de Educação Elaine Giuliato e da Presidente do Conselho Municipal de Educação, Deise Noro.

O PME apresenta 285 estratégias distribuídas em 20 metas. Entre as diretrizes que nortearão o poder público por dez anos, estão: a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar; a superação das desigualdades educacionais, o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto – PIB; a valorização dos (as) profissionais da educação; a promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental; a inclusão dos pais no ensino e o incentivo ao ensino superior.

Da Casa Legislativa saiu com o acréscimo de uma emenda, onde sugerem-se a possibilidade de estímulo às iniciativas particulares dos profissionais tecno-administrativos e da educação; a participação do Conselho e da comunidade escolar na avaliação institucional das unidades de ensino e suporte técnico qualificado; e a participação do SISMUF para o monitoramento do cumprimento do valor do piso salarial nacional.

Acesse aqui o Plano Municipal de Educação.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 12/06/2015