Lembra daquele remédio que está sem uso na sua gaveta? Ele pode contribuir para o tratamento de saúde de pessoas carentes, além de reduzir o desperdício, diminuir o descarte incorreto no meio ambiente, evitar a automedicação e as intoxicações.
Lembra daquele remédio que está sem uso na sua gaveta? Ele pode contribuir para o tratamento de saúde de pessoas carentes, além de reduzir o desperdício, diminuir o descarte incorreto no meio ambiente, evitar a automedicação e as intoxicações. São com esses objetivos que o projeto de saúde pública “Solidare – Farmácia Solidária” será lançado no município. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama, com apoio das Secretarias de Meio Ambiente, de Educação, da Saúde, de associações e diversas empresas do município. O ato, que marcará o início das atividades, será no dia 09 de junho, às 19h, no Salão Nobre da Prefeitura.
Na primeira fase serão arrecadados medicamentos para montar a farmácia. Para ajudar, basta entregar os remédios nos pontos de coleta: Unidades Básicas de Saúde, sede da Prefeitura (Praça da Emancipação, s/nº – Centro), Ceac (14 de julho, 713 – Centro) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Cel. Pena de Moraes, 765 – Centro). Podem ser doados qualquer tipo de medicação, inclusive fora das caixas, desde que estejam dentro da validade. Conforme a Primeira – Dama, Francis Somensi, todo material passará por triagem que avaliará também lotes e condições dos comprimidos.
O local vai funcionar no Ceac e a previsão é prestar o serviço uma vez por semana, a partir de julho. Para ser beneficiado é preciso apresentar receita médica do Sistema Único de Saúde (SUS) ou apresentar receita médica particular e/ou plano de saúde e comprovante de renda de até um salário mínimo e meio.
Texto: Renata Parisotto
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 03/06/2015