Foto: Clariana Zanatta/ Assessoria de Comunicação O Santuário de Caravaggio, em Farroupilha (RS), recebeu nos três dias (23, 24 e 26) da 136ª Romaria a Caravaggio e durante as pré-romarias, caravanas e visitas nos finais de semana de maio, um público...

Foto: Clariana Zanatta/ Assessoria de Comunicação

O Santuário de Caravaggio, em Farroupilha (RS), recebeu nos três dias (23, 24 e 26) da 136ª Romaria a Caravaggio e durante as pré-romarias, caravanas e visitas nos finais de semana de maio, um público de 257 mil pessoas. No sábado, o público foi de 65 mil pessoas, 27 mil no domingo e 55 mil pessoas nesta terça-feira (26), dia de Nossa Senhora de Caravaggio, somando nos três dias 147 mil. Os números foram divulgados em entrevista coletiva no final da tarde desta terça-feira, com a presença do reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza, o major da Brigada Militar, Luis Fernando Becker e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Farroupilha, Fabiano Piccoli.

Foto: Renata Parisotto/ Assessoria de Comunicação

Para o reitor, maior do que os números de participantes da Romaria, são as inúmeras expressões de fé e devoção que cada romeiro trouxe na coração. O lema desta edição, “Não tenhais medo, anunciai a Paz!”. Foi constantemente lembrado nas celebrações e atividades, entre elas, uma das mais emocionantes, ocorreu na tarde desta terça-feira, quando um grupo de 60 senegaleses, de religião muçulmana, saíram de Caxias do Sul e caminharam  em direção ao Santuário, cerca de 20 quilômetros, carregando a bandeira da paz. Na chegada cantaram uma canção na língua materna (wolof), que fala sobre a paz no Senegal. Segundo os organizadores, a iniciativa quer mostrar que assim como os cristãos os muçulmanos buscam a paz. O grupo foi recepcionado pelo reitor do Santuário e acompanhados pela irmã Maria do Carmo Gonçalves, coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM). Os senegaleses foram cercados por inúmeras pessoas que tiraram fotos e aplaudiram a presença deles no Santuário. Como forma de selar esta paz mundial os africanos entregaram rosas brancas para as pessoas que os cercavam.

Foto: Renata Parisotto/ Assessoria de Comunicação

A missa campal das 10h30min foi celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin, pelo bispo emérito, Dom Nei Paulo Moretto e pelo bispo de Montenegro, Dom Paulo De Conto.

Números da 136ª Romaria:

– Área da Saúde: 1.415 atendimentos

– Área de Segurança Pública: não houve registros de ocorrência

– Alimentação: 5.150 refeições (três restaurantes do Santuário)

– Voluntários: 1.000 pessoas

Fonte: Margô Sergat

PLUG IDEIAS EM COMUNICAÇÃO

Data de publicação: 27/05/2015