A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária alerta para os cuidados ao consumir comidas de rua.
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária alerta para os cuidados ao consumir comidas de rua. Segundo a nutricionista Giselle Rombaldi Somacal é necessário verificar alguns pontos como, a existência de alvará de saúde, as condições de higiene do local e pessoal do vendedor, a forma e o local de armazenamento dos alimentos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, mais de dois milhões de pessoas morrem todos os anos por doenças diarreicas. O órgão afirma ainda que a maior parte das mortes é resultado do consumo de alimentos contaminados.
Os sintomas mais comuns das doenças são: dor abdominal, náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça, distensão abdominal, febre, podendo levar a sintomas mais graves como desidratação severa, diarreia com sangue e, dependo do estado de saúde da pessoa, pode ocasionar até mesmo a morte.
Em casos de má conservação, higienização ou ausência de alvará sanitário, os usuários podem denunciar o estabelecimento anonimamente para o Departamento de Vigilância Sanitária, pessoalmente na Rua 14 de Julho, 710 (CEAC), pelo e-mailvisa@farroupilha.rs.gov.brou telefone (54) 3261.6953.
Texto: Renata Parisotto
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 19/05/2015