Foto: Margô Segat A programação das pré-romarias ao Santuário de Caravaggio encerra neste próximo final de semana, com a realização no sábado (16), da 6ª Caminhada e Corrida da Fé e da 1ª Romaria das Crianças e Adolescentes ; no domingo (17), será re...
Foto: Margô Segat
A programação das pré-romarias ao Santuário de Caravaggio encerra neste próximo final de semana, com a realização no sábado (16), da 6ª Caminhada e Corrida da Fé e da 1ª Romaria das Crianças e Adolescentes ; no domingo (17), será realizada a 37ª Romaria dos Motociclistas. A agenda contemplou nove encontros, iniciados ainda em 19 de abril – Caminhoneiros, seguida pelos Motor Homes (25); Carros Antigos (26); Ciclistas no dia 03 de maio; Cavalgada da Fé (09) e Jipeiros (10). No ano passado as pré-romarias reuniram um público de 100 mil pessoas.
A Caminhada e Corrida da Fé – Cada um no seu ritmo, todos com a mesma devoção, contou na edição passada com 3.500 pessoas. Para este ano, se o tempo ajudar (em caso de chuva a caminhada será cancelada mas a corrida permanece), os organizadores estimam uma participação ainda maior. O percurso, partindo de Caxias do Sul, é de 15,2 km com saída marcada do Posto SIM (ERS 122 – em frente do Shopping Iguatemi), às 7 horas para os caminhantes e às 8 horas aos corredores. De Farroupilha, a saída será às 9 horas, do Parque Cinquentenário, tanto para os caminhantes quanto para os corredores, num percurso de 5,7 km. A missa ocorre às 10h30min, celebrada pelo frei Mauri Francescato.
A 1ª Pré-Romaria das Crianças e Adolescentes inicia às 14 horas, com concentração no início da Avenida Dom José Barea (em frente ao Santuário) seguida de uma celebração e animação diferenciada. Depois disso, poderão participar de contação de história da aparição de Nossa Senhora, onde além de ouvir as crianças aprenderão como contar a história para sua família e amigos. Na ocasião, receberão um exemplar do gibi sobre a aparição de Nossa Senhora de Caravaggio e traz assuntos atuais como a violência doméstica e a Lei Maria da Penha além das questões da ecologia e paz. A programação contempla ainda a peça de teatro Despertar, que encenará a história de São Francisco de Assis. O grupo de teatro faz parte do Ponto de Cultura Construindo Sonhos, do bairro Forqueta, de Caxias do Sul. O evento pretende reunir o público da catequese da Diocese de Caxias do Sul, participantes de projetos sociais e famílias que queiram levar seus filhos para passar uma tarde especial no Santuário.
Domingo será a vez da 37ª Romaria dos Motociclistas , com missa às 11 horas, celebrada pelo idealizador da atividade, Pe. Roque Grazziotin. Ele conta que a primeira pré-romaria iniciou oficialmente em 1979 com um grupo de 48 motociclistas saindo do campo do Caxias. “Na época, não existiam muitas motos e quem andava nelas não eram bem vistos, por isso ocorriam muitos acidentes com os motoqueiros. A ideia da romaria surgiu para que nos vissem como ‘gente boa’ e também para conscientizar a sociedade sobre os perigos e o respeito no trânsito”. No ano seguinte, o grupo foi convidado para participar do centenário do Santuário e reuniu então 220 motos, na terceira edição foram 500. No ano passado, mais de 17 mil motociclistas rodaram até o Santuário. A expectativa é de que esse número seja superado nesta edição pelo grande volume de motocicletas que existem atualmente mas, principalmente, pela tradição de agradecer e pedir proteção à Nossa Senhora de Caravaggio.
Tezto: Margô Segat – Jornalista
PLUG IDEIAS EM COMUNICAÇÃO
Data de publicação: 14/05/2015