Foto: Neimar De Cesero/Assessoria de Comunicação A Prefeitura de Farroupilha, através da Coordenadoria do Orçamento Participativo, realizou na noite de quarta-feira, 15, a plenária municipal do Orçamento Participativo de Farroupilha.

Foto: Neimar De Cesero/Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Farroupilha, através da Coordenadoria do Orçamento Participativo, realizou na noite de quarta-feira, 15, a plenária municipal do Orçamento Participativo de Farroupilha. Participaram 55 dos 77 delegados eleitos no ano de 2014. Foram tratados os seguintes assuntos:

– Prestação de contas e andamento das obras demandadas no OP de 2013;

– Encaminhamento das obras elencadas nas plenárias do OP em 2014;

– Definição da aplicação dos recursos do OP referente ao ano de 2015

O Coordenador do Orçamento Participativo, Flávio Lopes e o Vice-prefeito e Secretário de Obras Pedro Pedroso, fizeram prestação de contas e andamento das obras demandadas. No total cerca de 85% das obras elencadas pelos moradores nas plenárias estão sendo concluídas e entregues aos bairros. Foram investidos com recursos próprios cerca R$ 4 milhões, e outras obras de pavimentação de ruas, construção de creches de de UBS demandas pela população foram encaminhadas e encaixadas, de forma conjunta, com outras secretarias municipais nos programas do Governo Federal.

Após a prestação de contas, a Coordenadoria do OP colocou em pauta os encaminhamentos que adotou referente as obras elencadas em 2014 para concretização em 2015. Do total, 40% das demandas já tem encaminhamento junto a programas federais e emendas parlamentares, os outros 60% restantes a Coordenadoria do OP, juntamente com o Gabinete do Prefeito, Secretarias de Obras, Planejamento e Educação buscam meios de financiamento que serão próprios e também via Governo Federal.

Por fim, os delegados do OP discutiram a aplicação dos recursos referentes ao ano de 2015 com aplicação em 2016. Após um debate sobre a necessidade de concentrar os recursos municipais para uma obra que contemple os moradores da cidade no seu conjunto e que atenda a um interesse comum, os delegados do OP, por unanimidade, aprovaram que os recursos referentes ao ano de 2016 e 2017 serão inteiramente destinados a contrapartida para a construção da passagem inferior da RSC 453, ligando a Avenida Santa Rita à Avenida Vêneto, com a ressalva de que, não havendo a concretização do execução desta obra, será chamada uma nova plenária para elencar demandas nos bairros no valor de R$ 2 milhões. A Coordenadoria do OP seguirá realizando reuniões com os delegados nos bairros e regiões da cidade, para dar andamento às demandas referentes ao ano de 2015.

Texto:   Flávio Lopes/OP

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 16/04/2015