Entre 13 de abril e 29 de maio uma equipe de mais de 150 pessoas, entre artistas, técnicos e produtores, estará imersa na serra gaúcha para rodar “O filme da minha vida”, terceiro longa-metragem dirigido por Selton Mello.
Entre 13 de abril e 29 de maio uma equipe de mais de 150 pessoas, entre artistas, técnicos e produtores, estará imersa na serra gaúcha para rodar “O filme da minha vida”, terceiro longa-metragem dirigido por Selton Mello.
O filme é baseado no livro “Um pai de cinema” de Antonio Skármeta, autor chileno de obras belas e delicadas como “O carteiro e o poeta”. O roteiro adaptado foi realizado a quatro mãos por Selton Mello e Marcelo Vindicatto, mesma dupla que escreveu “O palhaço” e “Feliz Natal”.
Ambientado no sul do Brasil, na década de 60, com magníficas paisagens e uma linda história de reestruturação de uma família, o filme mostra o processo de amadurecimento do jovem Tony (Johnny Massaro), sua relação estreita com a mãe, a ausência do pai – o francês Nicolas (Vincent Cassel), seus anseios e dilemas, seus amores. Um rito de passagem da juventude para a maturidade, como diz o poema de Robert Frost “Nothing Gold Can Stay”. Selton Mello também atua no longa – ele faz Paco, o amigo fanfarrão de Tony e da família. As filmagens acontecem nas cidades de Cotiporã, Veranópolis, Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha , Monte Belo do Sul e Santa Tereza.
“Depois da experiência luminosa com ‘O Palhaço’ passei um bom tempo matutando qual seria o meu próximo passo no cinema. Rascunhei coisas novas, originais, procurei algo que me instigasse e nada me arrebatou. Eis que um dia Skármeta entrou em contato comigo e Vânia Catani, produtora e minha parceira. Seu desejo era que o livro ‘Um pai de cinema’ fosse realizado no Brasil. Achei que era um trote, depois percebi que não, ele realmente estava ali com um desejo claro e achava que a pessoa que deveria fazer a transposição das páginas de seu livro para a tela do cinema era eu”, revela Selton.
“Trabalhar com o Selton é sempre muito prazeroso. Além de talento, ele tem generosidade e afeto com o trabalho e com as pessoas. É uma alegria estar com ele neste filme, fazer parte deste sonho coletivo e trabalhar duro para ver tudo dar certo”, diz a produtora Vânia Catani.
“O filme da minha vida” tem no elenco Vincent Cassel, Selton Mello, Johnny Massaro, Bruna Linzmeyer, Rolando Boldrin, Ondina Clais, Beatriz Arantes, João Prates, Erika Januza, Martha Nowill e Antonio Skármeta, em participação especial. Tem estreia prevista para o primeiro semestre de 2016.
O filme é uma coprodução com a MGM International por meio da Lei do Audiosivual/ANCINE, tem o patrocínio da Brasil Kirin por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e conta com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual/ANCINE por meio do BRDE e da Rio Filme. Tem o apoio de Giordani Turismo e prefeituras de Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Santa Tereza, Cotiporã e Veranópolis. A distribuição é da Europa Filmes/MGM.
SINOPSE CURTA
Serra gaúcha, 1963. Filho de pai francês e mãe brasileira, o jovem Tony está de volta à cidadezinha de Remanso, onde sua família sentou residência. Ao chegar, recebe a surpreendente notícia que seu pai voltou à França por tempo indeterminado, alegando sentir saudade dos amigos e da pátria. Ele ingressa na escola como professor e se vê às voltas com seus alunos adolescentes. A chegada da puberdade de muitos ao encontro da inexperiência de outros. As meninas bonitas da cidade e suas características conflitantes: sensualidade, determinação, timidez e seriedade. O cinema como pano de fundo que descortina as incertezas, as dúvidas e traz a verdade à tona. Entre brindes e comemorações, revelações são feitas, amores se concretizam e são tomadas as decisões que fazem Tony se tornar um homem adulto.
ELENCO
Vincent Cassel – Nicolas
Selton Mello – Paco
Johnny Massaro – Tony
Bruna Linzmeyer – Luna
Rolando Boldrin – Giusseppe
Ondina Clais – Sofia
Beatriz Arantes – Petra
João Prates – Augusto
Erika Januza – Tita
Martha Nowill – Camélia
Antonio Skármeta – Eseban Coppeta
FICHA TÉCNICA
Direção: Selton Mello
Roteiro: Selton Mello e Marcelo Vindicatto
Produção: Vania Catani
Produtores Executivos: Leonardo Edde e Vania Catani
Co-produtor: Selton Mello
Diretor de Fotografia: Walter Carvalho
Diretor de arte: Cláudio Amaral Peixoto
Figurino: Kika Lopes
1ª Assistente de direção: Kity Féo
Trilha Sonora: Plinio Profeta
Produtora de elenco: Simone Butelli
Realização: Bananeira Filmes
Distribuição: Europa Filmes / MGM
Texto: Ana Paula Bonifácio
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 15/04/2015