A comunidade farroupilhense conheceu nesta terça-feira, 14, o Documento-Base do Plano Municipal de Educação, durante Audiência Pública, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS.
A comunidade farroupilhense conheceu nesta terça-feira, 14, o Documento-Base do Plano Municipal de Educação, durante Audiência Pública, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS. O documento apresenta 254 estratégias distribuídas em 20 metas.
Entre as diretrizes do futuro PME estão: a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar; a superação das desigualdades educacionais, o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto – PIB; a valorização dos (as) profissionais da educação; a promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
Na ocasião, a Secretária de Educação, Elaine Giuliato, enfatizou a importância do envolvimento de diversos setores da sociedade para a construção do PME: “Foi realizado com muitas mãos, extremamente debatido e levantou diversas opiniões. Eu sou fã da construção coletiva e vamos construir no nosso município a educação que todo país merece”, finalizou. “Esse plano contém elementos norteadores para manter a grandeza de desenvolvimento da educação no município, cientificando o processo, fundamental para poder competir com mercado avançado, desde a educação infantil até os últimos anos do processo educacional”, completou o Prefeito Claiton Gonçalves.
De acordo com a Coordenadora Geral do Fórum e Presidente do Conselho Municipal de Educação, Deise Noro, o Poder Executivo deve receber a documentação e torná- lo Projeto de Lei ainda neste mês. No início de maio passará pela Câmara de Vereadores.
Texto: Renata Parisotto
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 15/04/2015