Fotos: Secretaria Municipal de Agricultura A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Agricultura, inaugura na próxima sexta-feira, 06, o poço artesiano na comunidade de Mundo Novo.

Fotos: Secretaria Municipal de Agricultura

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Agricultura, inaugura na próxima sexta-feira, 06, o poço artesiano na comunidade de Mundo Novo. A iniciativa partiu dos moradores, que procuraram o poder público e firmaram parceria. Foram dois anos de trabalho entre a primeira reunião com a comunidade até a entrega oficial do poço para viabilizar a obra que resultou no acesso a água de qualidade garantida conforme análises fisico-químicas e microbiológicas realizadas.

A prefeitura auxiliou na perfuração do poço e revestimento do mesmo, instalação do sistema de bombeamento e disponibilizou toda a estrutura de máquinas e equipamentos para instalação de aproximadamente 15 mil metros de tubulações para distribuição da água. Em contrapartida, os moradores, através da Associação Comunitária de Água Potável, financiaram a aquisição da tubulação e contratação da mão de obra para instalação do reservatório e conexões hidráulicas. A obra beneficia 82 famílias da comunidade de Mundo Novo.

A cerimônia deentrega do poço artesiano para a Associação Comunitária de Água Potável será às 19h30 no Salão da Comunidade de Mundo Novo, 3º distrito. Após o ato, haverá jantar por adesão. Os ingressos podem ser adquiridos com moradores da localidade ou na Secretaria de Agricultura.

Através do Programa Mais Água Mais Vida, seis comunidades já foram beneficiadas, seja com perfuração de poços artesianos ou a ampliação das redes de abastecimento, o que abrange cerca de 1.300 pessoas nas localidades de Machadinho, Mundo Novo, Jansen, 7 de Setembro, Sertorina e Caravaggio. O intuito é viabilizar o acesso a água potável em áreas rurais, melhorando a qualidade de vida e saúde da população, e contribuir para o desenvolvimento do setor primário.

Na área rural, a forma mais comum de obter água para o consumo humano é através do aproveitamento das vertentes superficiais (fontes naturais), porém pode conter microrganismos causadores de doenças, ou através de poços tubulares profundos e artesianos.

A Prefeitura de Farroupilha, através do projeto Mais Água Mais Vida, busca atender as famílias da zona rural, no que tange a falta de recursos hídricos. O projeto consiste a perfuração de poços artesianos, os quais levarão água de qualidade e quantidade satisfatórias, suprindo a demanda nas comunidades, além de contribuir para a diminuição de incidência de doenças causadas pela falta de água potável, atingindo principalmente as crianças de 0 a 6 anos de idade.

As obras são executadas sob a coordenação de técnicos da Prefeitura Municipal, com apoio e auxílio das comunidades rurais beneficiadas pelo projeto, objetivando obter o melhor resultado possível. Os poços artesianos são passados para as associações de moradores das comunidades beneficiadas, as quais são responsáveis pela manutenção e administração dos mesmos.

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 03/03/2015